Porto soma take up de 15.297 m2 no 1º trimestre

Porto soma take up de 15.297 m2 no 1º trimestre

Os números resultam essencialmente do crescimento da procura por parte das empresas multinacionais, que encontram no Porto «recursos humanos com o know-how adequado, custos de trabalho competitivos, aliados a uma boa qualidade de vida e ainda valores atrativos para investimento na região», segundo a Predibisa.

De acordo com os dados reunidos pela consultora, no primeiro trimestre foram fechadas 13 operações de colocação de escritórios no Grande Porto, o mesmo número registado no período homólogo. Mas a superfície média contratada por transação passou de 347 m² para 1.117 m² este ano, variação que decorre de três operações acima dos 3.000 m² registadas este ano.

Até março, o CBD da Boavista registou metade das transações registadas e 44% da área colocada. A Baixa registou apenas uma transação e 2% da área colocada.

A maior parte da procura foi motivada pelo setor das TMT’s & Utilities, que representaram 31% das transações, e pelo setor dos Serviços Empresas, com um total de 23%. A maior parte da área foi colocada pelo motivo de expansão de área de escritório, num total de 46% do take up.

Só a Predibisa foi responsável pela colocação de 10.969 m² de escritórios neste período, cerca de 72% da área total absorvida.

Graça Ribeiro da Cunha, responsável da Predibisa para a área dos Escritórios, refere em comunicado que «tendo como referência os dois últimos anos onde se registou níveis de colocação de escritórios extraordinários para o Porto, o primeiro trimestre de 2020 revelou-se com a semelhante continuidade tendo em conta tudo o que o Porto tem de bom para oferecer às empresas».

No entanto, tudo pode mudar com a emergência sanitária da Covid-19: «agora deparamo-nos com uma incerteza para os restantes meses do ano que só o tempo nos dirá, embora já com a certeza que as multinacionais continuam com os seus projetos de expansão anteriormente decididos e a avançar com os mesmos, embora a um ritmo mais lento e cauteloso».