Porto Office Park distinguido como Melhor Empreendimento do Ano

Porto Office Park distinguido como Melhor Empreendimento do Ano

Porto Office Park representou um investimento de cerca de 100 milhões de euros por parte da holding Violas Ferreira. O projeto de arquitetura é assinado pela Broadway Malyan. É constituído por dois edifícios simétricos envolvidos por um parque urbano, num total de 9 pisos acima do solo e três em cave para estacionamento, que somam 31.086 m² de área. Todos os pisos concentram todas as necessidades técnicas e espaços comuns (como instalações sanitárias, escadas e elevadores) num núcleo central, libertando o restante perímetro de obstáculos, o que permite a cada ocupante ajustar o espaço às suas necessidades.

Segundo a empresa de arquitetura, a sustentabilidade foi um aspeto importante do processo de design e construção e os edifícios são revestidos com uma fachada modular de vidro e alumínio construída externamente, permitindo um processo de construção mais eficiente e melhor desempenho técnico. A fachada foi construída em módulos de dois pisos, com 8,4 m de altura, criando um ritmo vertical de linhas de textura escura que reinterpretam o granito usado para construir muitos dos primeiros edifícios do Porto.

O parque urbano envolvente soma um total de 15.000 m² verdes. O edifício tem também paredes verdes nas áreas do átrio e os acabamentos em pedra pretendem reforçar os aspetos naturais do projeto, aumentando a sensação de bem-estar no interior.

O POP já atraiu ocupantes de áreas distintas, como a financeira, advocacia ou tecnologia. Realçando que este empreendimento integra as mais importantes tendências de escritórios e reflete a crescente confiança no mercado nacional, Stuart Rough, Chairman da Broadway Malyan, sedeado no atelier de Lisboa, comenta que «assistimos a um investimento crescente no mercado de escritórios em Portugal, com o país a afirmar-se como um destino empresarial de crescente interesse para cada vez mais empresas internacionais, atraídas pela sua capacidade tecnológica, força de trabalho altamente qualificada e pela qualidade de vida fantástica».

E acrescenta que «o Porto está no centro deste renascimento do mercado de escritórios e é fantástico trabalhar com um cliente que partilha a nossa visão para criarmos um marco arquitetónico que equipará a cidade com instalações de primeira classe e ajudará a atrair mais investimento».

 

Construção de novo edifício já foi aprovada pela CMP

Já tem luz verde da Câmara Municipal do Porto a segunda fase do projeto, que contempla a construção de um terceiro edifício que vai complementar a oferta do empreendimento com instalações de lazer e desporto.

Segundo a Broadway Malyan, este edifício incluirá um restaurante, um ginásio e vestiários para os três campos de padel no exterior, além de esplanada.

O desenho do novo edifício «teve em conta a complementaridade e funções, e uma componente de lifestyle, fundamental no conceito contemporâneo e inovador do complexo de escritórios», completa a Broadway Malyan.