É no Pinheiro da Comporta, no Pinheirinho Golf Course, que se vai realizar a primeira edição do Portugal Legends Championship, etapa oficial da Staysure Legends Tour.
Michael Campbell, vencedor do U.S. Open de 2005, Paul McGinley, capitão da equipa europeia vencedora da Ryder Cup de 2014, e Jamie Donaldson e Stephen Gallacher, membros da histórica equipa de Gleneagles, são alguns dos nomes que vão marcar presença.
Localizado no coração do Pinheirinho Comporta, o Pinheirinho Golf Course foi desenvolvido com uma forte componente ambiental, incluindo o Six Senses Comporta, moradias, apartamentos e lotes privados. Desenhado pelo arquiteto português Jorge Santana da Silva, o Pinheirinho Golf Course de 18 buracos desenvolve-se entre dunas e extensos pinhais, acompanhando o relevo natural do terreno. Entre os elementos mais distintivos destaca-se um lago com 3,5 hectares, integrado no percurso e visível a partir de vários buracos.
Para além da competição profissional, o evento vai também incluir as Playing Experiences da Staysure Legends Tour, que permitem a jogadores amadores partilhar o campo e competir lado a lado com campeões de Majors, estrelas da Ryder Cup e vencedores do circuito,
Mark Aspland, COO da Staysure Legends Tour, afirmou: "Portugal continua a ser um destino importante para a Staysure Legends Tour, e o Pinheirinho é uma adição excecional ao nosso calendário internacional. Cada local que visitamos tem de oferecer algo distintivo aos nossos jogadores, parceiros e participantes amadores, e o Pinheirinho corresponde plenamente a essa exigência. É um campo espetacular, situado num dos mais belos destinos de golfe da Europa, e estamos entusiasmados por o dar a conhecer à nossa audiência global, enquanto proporcionamos mais uma experiência de excelência, tanto dentro como fora de campo".
Por sua vez, adianta Luís Gamboa, COO e co-fundador da VIC Properties, referiu: “Receber o Staysure Legends Tour logo na nossa época de estreia é o tipo de momento com que se sonha e que raramente acontece tão cedo. O Pinheirinho Golf Course foi concebido para acompanhar a paisagem natural, em vez de a transformar, e o facto de alguns dos melhores jogadores de golfe sénior do mundo competirem aqui é a prova mais clara de que acertámos no desenvolvimento deste projeto”.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, afirmou também a importância da realização do torneio em Portugal: “O Turismo de Portugal congratula-se com a realização do Portugal Legends Championship, uma iniciativa que demonstra a capacidade do golfe para atrair visitantes de elevado valor acrescentado e reforçar o posicionamento internacional do nosso destino. O golfe é um produto turístico estratégico para Portugal, pela sua contribuição para a redução da sazonalidade, valorização dos territórios e criação de experiências diferenciadoras. Eventos desta natureza representam também uma oportunidade para reforçar a ligação aos mercados internacionais e promover os valores que distinguem o nosso País: autenticidade, sustentabilidade, hospitalidade e excelência. Estamos confiantes de que o crescente interesse pelo golfe continuará a beneficiar Portugal, consolidando a sua posição entre os principais destinos mundiais para a prática da modalidade”.
Por último, José Santos, Presidente do Turismo do Alentejo, concluiu: “É com orgulho que recebemos o Staysure Legends Tour no Pinheirinho e apoiamos o Portugal Legends Championship como seu Parceiro Oficial de Turismo. Este é muito mais do que um evento de golfe de classe mundial: é uma plataforma internacional excecional para apresentar o Alentejo como um destino de excelência, autêntico e atrativo durante todo o ano. Para além dos campos de golfe, o campeonato dará destaque à hospitalidade, à gastronomia e aos vinhos, às paisagens, à cultura e ao estilo de vida tranquilo que tornam a nossa região única. Esta parceria reforçará a projeção internacional do Alentejo, contribuirá para prolongar a atividade turística para além da época alta tradicional e criará valor sustentável e duradouro para as comunidades de toda a região.”