Ordem dos Engenheiros propõe colaboração ao Governo em áreas estratégicas

Ordem dos Engenheiros propõe colaboração ao Governo em áreas estratégicas

Fernando de Almeida Santos, Bastonário da Ordem dos Engenheiros, reuniu-se com a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, nesta quarta-feira, 18 de maio. O objetivo desta reunião passava por transmitir, por parte do Bastonário, a disponibilidade em colaborar diretamente com o Governo em áreas estratégicas para a desenvolução do país e onde a Ordem e os seus membros concentram competência e experiência.

Houve a oportunidade de realizar uma abordagem produtiva sobre alguns temas, como o PRR e a Contratação Pública, alvos de debate na reunião, com Fernando Almeida Santos a disponibilizar a Ordem para colaborar com o Governo na apresentação de propostas na área legislativa e de procedimentos. Com o propósito de fazer a este problema da litigância nos contratos, o Bastonário pretende apoiar o Governo na sua adesão a Centros de Arbitragem, tendo em vista a contratação pública mediante a integração de Engenheiros.

Além do mais, Fernando de Almeida Santos defendeu a criação da figura do Engenheiro-orçamentista certificado, uma solução para uma maior responsabilização técnica dos preços-base. As metodologias de conceção-construção foram também debatidas na reunião.

Ordem dos Engenheiros manifestou também o objetivo de promover, no decorrer do mês de junho, um debate nacional sobre a dinamização do PRR e do Programa Nacional de Investimentos 2030 (PNI2030).

Notoa para a presença do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, e a Vice-Presidente da Ordem, Lídia Santiago, na audiência