Ocupação logística junto aos centros urbanos dispara

Ocupação logística junto aos centros urbanos dispara

É para assegurar a rapidez na entrega dos produtos e a resposta à elevada procura nas cidades, que as empresas estão hoje a apostar nas unidades logísticas junto aos centros urbanos. Robert Dobrzycki, Chief Executive officer Europe na Panattoni Europe, não tem dúvidas que, na hora de escolher, os «ocupantes querem estar perto das cidades». Também Otis Spencer, CIO da P3 Logistic Park, assume que «estamos sempre à procura de oportunidades com localizações de qualidade junto às áreas urbanas».  

É sobretudo nestas áreas onde «os níveis de ocupação estão altos e estáveis», revela Ben Bannatyne, presidente da Prologis Europe, que garante que os mercados de Madrid, Barcelona e Valencia continuam em boa forma. Este pode ser também o momento para entrar em novos mercados. Otis Spencer considera que a aceleração do e-commerce é mais evidente em países como Espanha, Itália e na Europa central, o que torna estes países mais atrativos ao investimento no setor. Se os níveis de e-commerce continuarem a escalar em Portugal, o presidente da Prologis não descarta a hipótese de entrar no mercado logístico do país.

A ascensão do e-commerce não só está a influenciar o aumento da absorção logística como também irá «contribuir para a estabilização dos níveis de ocupação em altas e para o aumento dos volumes de investimento do setor», revela Ben Bannatyne. Sobre este ponto, Tobias Kassner, Head of Research na Garbe Industrial Real, assume mesmo que na Alemanha os «níveis de investimento industrial estão a desafiar a crise». Como consequência, os especialistas preveem a compressão das prime yields da logística a nível Europeu que, de acordo com Tobias Kassner, também «deverá aumentar os preços das unidades junto aos centros urbanos».

Foi esta quinta-feira, na sessão dedicada ao tema “Investing in Logistics, trends & opportunities” emitida na conferência virtual Real.X Global, que estes especialistas se reuniram. Esta é uma iniciativa da Real Asset Media, que conta com o apoio da Iberian Property enquanto Media Partner.