O Observatório Imobiliário de Gaia, disponível em https://obigaia.pt, permite a todos os interessados aceder de forma gratuita a dados atualizados sobre as tendências no mercado de arrendamento, compra e venda e de promoção imobiliária em Gaia. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e da Gaiurb, com a colaboração da Confidencial Imobiliário.
Os dados mais recentes mostram um município com forte dinâmica de atração de investimento, sendo um dos concelhos com maior volume de novos projetos em carteira, com mais de três mil fogos em pipeline, um volume que compara com o Porto e supera Lisboa. A transformação do mercado de Gaia tem reflexos na valorização desse mercado, onde em média as transações de fogos novos superam os 3.700 euros/m2. Apesar disso, Gaia mantém-se como um mercado com capacidade para oferecer habitação acessível, tendo um preço médio abaixo da média da região do Grande Porto.
Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia apostam na atração de investimento global no MIPIM 2025
Os municípios de Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia participam novamente no MIPIM sob a insígnia projeto Greater Porto. A comitiva reúne 18 empresas setoriais e representantes políticos e técnicos dos três concelhos, com o objetivo de promover a Frente Atlântica como um polo estratégico para investimento em habitação, regeneração urbana e projetos sustentáveis.
Uma delegação que reflete a diversidade e a inovação do tecido empresarial da região
A comitiva integra empresas como GLOWING MERIT, REVITO, KEO, CHAVE NOVA, PROMIRIS, GARCIA GARCIA, LIONESA, Castro Group, VPM Real Estate, EMERGE - Mota-Engil Real Estate Developers, AVENUE, CASAIS, Grupo IDS, Nuno Cerejeira Namora, Pedro Marinho Falcão e Associados, ASL & Associados, ANTAS DA CUNHA, OMEGA e MOME, reflectindo a diversidade e inovação do tecido empresarial da região.
A presença política inclui figuras como Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto; Eduardo Vítor Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia; e Marta Pontes, Vereadora do Comércio e Investimento da Câmara Municipal de Matosinhos, além de representantes de entidades como a Porto Vivo – SRU e o Conselho de Administração da Gaiurb.