André Gomes lidera a Região de Turismo do Algarve (RTA) nos próximos cinco anos. Para este «novo ciclo» promete ser «firme e determinado» perante os poderes públicos nacionais na defesa dos interesses da região, sobretudo ao nível do financiamento, de acordo com a Lusa, citada pelo Observador.
No seu discurso de tomada de posse, realizado esta terça-feira no Autódromo Internacional do Algarve, André Gomes enfatizou que «para o novo ciclo vai exigir mais atenção da tutela e mais verbas para o Algarve».
O novo presidente afirma que caso «o orçamento das regiões de turismo tivesse beneficiado da atualização financeira, segundo a evolução do índice de preços ao consumidor», a RTA contaria com um orçamento para este ano «na ordem dos 5,5 milhões de euros». Segundo fonte da entidade, o orçamento é de 4,1 milhões.
André Gomes demonstrou também tenacidade «na luta pela sustentabilidade do território e na procura de soluções para a falta de água no sul do país», apontando à necessidade de atrair mais investimento para o setor das águas «para mitigar o grave problema da escassez e permitir maior poupança deste recurso fundamental à vida e ao turismo».
O novo presidente da RTA reforçou ainda a existência de «muitos bons projetos estruturais já em curso», ao nível do aproveitamento de águas residuais tratadas, o reforço do sistema multimunicipal e a aposta em novas origens de água, adiantando que «o setor privado está a fazer a sua parte», cita o mesmo meio. O foco do para os próximos cinco anos «estará também na diversificação da oferta turística e na qualificação dos recursos humanos».