Metro do Porto terá nova sede com investimento de 8,5 milhões

Metro do Porto terá nova sede com investimento de 8,5 milhões
Porto. Fotografia de Freepik.

Cerca de duas décadas depois, a Metro do Porto (MdP) prepara-se para abandonar a Torre das Antas. Prevê-se que a nova sede da empresa, na Avenida de França, na Boavista, comece a ser construída já neste ano de 2025.

A expectativa da empresa de transportes é que, ultimados os detalhes finais, «haja condições para que o concurso público para a empreitada de construção da nova sede possa ser lançado no início de 2025», de acordo com o Jornal de Notícias (JN). A empreitada deverá demorar cerca de dois anos e meio e vai custar 8,5 milhões de euros.

Eduardo Souto Moura, arquitecto que desenhou primeira fase do metro e quatro estações da Linha Rosa, assume também o projeto da nova sede da empresa, que deverá ficar pronto em 2028.

A Metro explica que espera que «ficará situada por cima das estações das linhas Rosa e Rubi, na Casa da Música – que será o coração da rede -, com frente virada para a Avenida de França». Com uma possível expansão da equipa, a empresa de transportes portuense sujeitar-se-ia ao arrendamento de mais salas, no local referido.

A empresa explica que, fora o novo posto central da operação e da manutenção, haverá também «espaços muito amplos, áreas para instalação dos órgãos de gestão e de todos os departamentos», acrescentando que o novo edifício tem a «mais-valia de ter uma margem segura para o crescimento da equipa Metro».