Cerca de duas décadas depois, a Metro do Porto (MdP) prepara-se para abandonar a Torre das Antas. Prevê-se que a nova sede da empresa, na Avenida de França, na Boavista, comece a ser construída já neste ano de 2025.
A expectativa da empresa de transportes é que, ultimados os detalhes finais, «haja condições para que o concurso público para a empreitada de construção da nova sede possa ser lançado no início de 2025», de acordo com o Jornal de Notícias (JN). A empreitada deverá demorar cerca de dois anos e meio e vai custar 8,5 milhões de euros.
Eduardo Souto Moura, arquitecto que desenhou primeira fase do metro e quatro estações da Linha Rosa, assume também o projeto da nova sede da empresa, que deverá ficar pronto em 2028.
A Metro explica que espera que «ficará situada por cima das estações das linhas Rosa e Rubi, na Casa da Música – que será o coração da rede -, com frente virada para a Avenida de França». Com uma possível expansão da equipa, a empresa de transportes portuense sujeitar-se-ia ao arrendamento de mais salas, no local referido.
A empresa explica que, fora o novo posto central da operação e da manutenção, haverá também «espaços muito amplos, áreas para instalação dos órgãos de gestão e de todos os departamentos», acrescentando que o novo edifício tem a «mais-valia de ter uma margem segura para o crescimento da equipa Metro».