Merlin fechou 2023 com receita total de 488 milhões

Merlin fechou 2023 com receita total de 488 milhões
Na logística, as rendas LFL registaram um crescimento de 4,8%.

A Merlin Properties encerrou 2023 com receitas totais de 488 milhões de euros (incluindo rendas brutas de 475,6 milhões de euros), um EBITDA de 367 milhões de euros e um lucro operacional de 284 milhões de euros (correspondendo a 61 cêntimos por ação).

O valor bruto dos ativos situou-se em 11.270 milhões de euros, impactado por uma expansão significativa das yields (+42 bps) com um impacto moderado nas avaliações (-3,4% LfL vs 2022) graças a um lucro operacional extraordinário, baseado no crescimento das rendas e no aumento da taxa de ocupação, juntamente com o aumento do valor dos novos projetos logísticos e centros de dados. O resultado líquido contabilístico foi negativo (-83,5 milhões de euros), ao deduzir-se do lucro operacional a queda da valorização dos ativos (€336 milhões).

Numa análise por segmentos, os escritórios registaram um aumento de 6,1% nas rendas like for like, graças à indexação e ao aumento das rendas nas renovações contratuais. Destacou-se ainda a taxa de ocupação, que superou as expectativas, atingindo os 92,5%.

Na logística, as rendas like for like (LFL) registaram um crescimento de 4,8%, graças à melhoria da ocupação, indexação e aumento das rendas nas renovações contratuais. Quanto aos centros comerciais, a taxa de ocupação alcançou os 96,2%, refletindo um aumento de 122 pontos base em 2023, acompanhado por um lucro operacional sólido.

As vendas dos lojistas estão acima dos níveis pré-Covid (+14%), e o footfall de dezembro também está já acima do valor de 2019 (+1,2%), continuando a sua trajetória de melhoraria em relação a 2022 (+5,0%), com a taxa de esforço em mínimos históricos (11,7%).

Merlin abre Data Centers

Os Data Centers de Madrid-Getafe, Barcelona-PLZ e Bilbao-Arasur estão operacionais desde 30 de setembro de 2023, estando de momento apenas 9MW IT instalados dos 60 MW IT de capacidade permitida. A empresas imobiliária decidiu acelerar a receção e a instalação de equipamentos tendo em conta a forte procura na comercialização, derivada do aumento da inteligência artificial generativa.

A empresa está a trabalhar na repotenciação dos centros que o permitem, capitalizando as poupanças de espaço geradas por estas densidades. De acordo com comunicado, esta categoria de ativos «virá a representar uma percentagem muito significativa das receitas da empresa a médio prazo, com contratos de arrendamento de longa duração e inquilinos de elevada qualidade de crédito, líderes no setor tecnológico»

Perspetivas para 2024

A Merlin espera que as três principais classes de ativos (escritórios, logística e centros comerciais) mantenham níveis similares de ocupação, enquanto as rendas continuarão a beneficiar da inflação, uma vez que os contratos de arrendamento são indexados.

Os centros de dados contribuirão negativamente para a atividade da empresa, afetando o cash-flow líquido no final do ano. «Esta situação é consequência do desfasamento temporal entre as despesas e as receitas, que aumentarão gradualmente à medida que a empresa for instalando energia elétrica e equipamento de TI nos diferentes locais até atingir o seu potencial máximo, previsto para o final do segundo semestre de 2025», lê-se no comunicado.