Merlin anuncia corte na capacidade prevista para data center em Lisboa

Merlin anuncia corte na capacidade prevista para data center em Lisboa
Fotografia de rawpixel, Freepik.

A Merlin Properties vai redimensionar o seu plano de investimento em data centers em Portugal. A empresa espanhola decidiu reduzir a capacidade inicial do data center que vai construir em Lisboa, passando dos 108 megawatts inicialmente previstos para apenas 36 MW, de acordo com o Negócios.

Um decreto norte-americano, assinado por Joe Biden poucos dias antes de deixar a Casa Branca, estará na base da decisão da Merlin Properties. O decreto exclui Portugal de uma lista de aliados próximos dos Estados Unidos para a importação de tecnologia. Na prática, Lisboa vê o acesso a "chips" essenciais para a produção de centros de dados e inteligência artificial ser dificultado.

Recorde-se que, em outubro de 2024, a empresa anunciou o arranque da construção, em parceria com a Edged Energy, de um novo campus de data centers com neutralidade carbónica, localizado em Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, com uma capacidade inicial de 180 MW, podendo atingir até 300 MW. 

Localizado a 20 minutos do Parque das Nações, o campus de IA de Lisboa seria composto por cinco data centers, projetados para fornecer 180MW de potência crítica, utilizando 100% de energia renovável. 

"Retirámos 72 MW que íamos instalar em Portugal e acrescentámos 78 MW aos ativos localizados em Madrid", terá indicado Ismael Clemente, CEO da Merlin Properties, durante a assembleia geral de acionistas realizada esta quarta-feira em Madrid.

A redução do investimento na capital portuguesa ocorre num cenário de grande disputa entre as cidades europeias para captar projetos tecnológicos infraestruturais, precisamente quando Portugal tenta reforçar o seu papel como hub tecnológico na Europa.