Merlin ambiciona avançar com projeto data center em Lisboa no outono

Merlin ambiciona avançar com projeto data center em Lisboa no outono

Depois de iniciar a construção do seu primeiro projeto Data Center na Península Ibérica, mais concretamente na cidade de Álava, em Espanha, a Merlin Properties pretende avançar com mais três projetos em Espanha e Portugal.

Durante as próximas semanas, assim como revela o idealista/news, a imobiliária espanhola espera que os seus projetos em Madrid e Barcelona sejam aprovados. No que diz respeito ao centro de dados que ambiciona estabelecer em Lisboa, deverá avançar ainda este ano, durante os meses de outono.

Em Álava, numa primeira fase, a Merlin pretende construir um centro de dados com cerca de 23.150 metros quadrados, sendo que se pode expandir até mais de 100.000 metros quadrados no futuro. Em Madrid, estará localizado no município de Getafe, com estimadamente 22.500 metros quadrados de área bruta locável, e em Barcelona terá uma área de cerca de 22.130 metros quadrados.

Em Lisboa, o data center estará localizado em Vila Franca de Xira, e terá, a curto prazo, 33.000 metros quadrados, com a possibilidade de chegar a 73.000 metros quadrados.

A exploração dos espaços fique a cargo de uma "joint venture" criada com a Edged Energy, subsidiária da Endeavor, a passo que a Merlin ficará a cargo da construção destes novos centros de dados, mantendo os ativos imobiliários em propriedade.

Para além de Lisboa, cidades como Sines acumulam projetos consideráveis de Data Centers: a cidade portuguesa do distrito de Setúbal, foi escolhida para albergar o maior projeto de Data Center, até à data, na Península Ibérica: o Star Campus, com uma capacidade superior a 450 MW.