Sines detém maior projeto de Data Center na Península Ibérica

Sines detém maior projeto de Data Center na Península Ibérica

Atualmente, encontram-se mais de 700 MW em desenvolvimento em projetos de centros de dados nos três principais locais da península ibérica: Madrid, Lisboa e Barcelona.

É o que informa o relatório da Colliers, Data Centers Snapshot, que coloca a península Ibérica como um dos mercados estratégicos europeus para a implantação de Data Centers. Perspetiva-se que, Portugal, juntamente com Madrid, lidere este mercado no médio prazo.

Para além de Lisboa, cidades como Sines acumulam projetos consideráveis: a cidade portuguesa do distrito de Setúbal, foi escolhida para albergar o maior projeto de Data Center, até à data, na Península Ibérica: o Star Campus, com uma capacidade superior a 450 MW.

«O pipeline de projetos anunciados durante os últimos 6 meses indica uma atividade desenfreada tanto em inversão como em desenvolvimento de centros de dados, salientando a importância de Espanha e Portugal como hub digital no sul da Europa. Uma vez consolidada a oferta de Data Centers, a próxima batalha será garantir a demanda, algo no qual a equipa de Colliers trabalha deste há muito tempo, na assessoria desde o ponto de vista da demanda hiperescalar e do futuro edge computing», refere José María Guilleuma, Diretor de Data Centers em Colliers.