Merlin é a primeira imobiliária espanhola a entrar no Dow Jones Sustainability World Index

Office building owned by Merlin in Madrid
Plataforma Logística Lisboa Norte

A Merlin Properties faz agora parte do Dow Jones Sustainability World Index, o índice de referência no que toca à sustentabilidade e governança a nível mundial. É a primeira imobiliária espanhola a integrar a lista.

Este índice elenca as empresas líderes em sustentabilidade identificadas pela S&P Global, e inclui 10% das empresas de cada setor que reúnem maior pontuação em matéria de sustentabilidade. Só 17 empresas imobiliárias em todo o mundo fazem parte desta lista, e apenas 5 são europeias.

A Merlin Properties conseguiu 69 pontos na avaliação da S&P neste âmbito, e está no percentil 97 do seu setor, o imobiliário. Distinguiu-se pela transparência e reporting, ética nos negócios, descarbonização, integração social e compromisso com os stakeholders.

Para a empresa, a sua inclusão no índice é «prova da sua decidida aposta na implementação de medidas de redução da pegada de carbono dos seus ativos», cita o EuropaPress, um plano que prevê a redução de 85% da pegada de carbono operacional, redução do carbono incorporado na construção e renovação dos seus edifícios e uso de energia renovável. A Merlin quer também que as emissões inevitáveis sejam compensadas através de iniciativas próprias «devidamente certificadas». De notar que a Merlin tem também uma classificação A e pontuação de 83 no Carbon Disclosure Project, especializado em classificação de ESG no âmbito do GRESB.

A Merlin integra ainda, pelo terceiro ano consecutivo, o índice Dow Jones Sustainability Europe Index, que inclui 7 empresas imobiliárias europeias.