Tendo como base a questão "quais são as cidades da Europa que mais atraem os futuros expatriados que procuram o lugar ideal para viver?", o portal Holidu desenvolveu um estudo a partir de frases tipicamente utilizadas na procura de novas experiências de vida no estrangeiro.
De acordo com os resultados, citados pelo Idealista/news, Lisboa foi considerada a décima cidade da Europa mais atrativa para viver por estrangeiros, contabilizando 2.500 pesquisas mensais médias em todo o globo. De recordar que, a Airbnb promoveu Lisboa como destino atrativo para nómadas digitais «não só pelo seu clima e localização geográfica, mas também pela sua vasta gama de serviços, redes de ligação de transportes, ofertas culturais e de lazer e variedade de opções de alojamento».
Fatores como o clima ameno, a gastronomia típica, a segurança, as praias, as paisagens verdes são fatores a ter em conta ao escolher uma cidade para viver e, a capital portuguesa, tem estas particularidades.
A cidade de Edimburgo, cidade escocesa, lidera a lista das cidades europeias mais atrativas para viver por estrangeiros. A fechar o "top 3" situam-se as cidades de Barcelona e Londres. No "top 10" estão ainda as cidades de Berlim, Paris, Madrid, Amesterdão e Manchester.