A Limehome, operadora de apartamentos turísticos, anunciou recentemente a sua atividade em Portugal com cinco propriedades no Porto e três em Évora. Em entrevista à Vida Imobiliária, Xulio Rey, Team Lead Expansion Iberia da Limehome, indicou que «os principais fatores que nos levaram a escolher o Porto e Évora foram a crescente popularidade do alojamento alternativo à oferta hoteleira tradicional e a procura por experiências autênticas e locais. O encanto histórico e arquitectónico do Porto permitiu à cidade consolidar-se como um dos principais destinos internacionais. Por sua vez, Évora é conhecida pelo seu centro histórico tão bem preservado que integra inúmeros monumentos e ruínas romanas».
Uma casa tipicamente portuguesa na Rua de Dom Manuel II, no Porto, marca a abertura dos primeiros apartamentos da limehome em Portugal. Integrando oito unidades numa localização estratégica, a poucos minutos a pé do centro histórico da cidade, a renovação do edifício foi coordenada para manter elementos arquitetónicos distintivos. A segunda propriedade que a limehome inaugura no Porto é na Rua Conceição 55, a poucos minutos a pé das grandes atrações turísticas. Rodeada por ruas cheias de restaurantes, bares e lojas conta com um total de 17 apartamentos.
Estão também contratadas três novas propriedades em Évora, num total de 23 unidades. Dois destes projetos têm lugar na Rua de Machede, e o terceiro é no Largo dos Penedos. Estrategicamente localizados, os apartamentos oferecem um bom acesso aos pontos mais emblemáticos da cidade. Todas as propriedades têm piscina.
“A Limehome tem como objetivo ajudar a dar a conhecer outras regiões do país que tenham atrativos únicos ”
A Limehome «quer consolidar-se nas principais cidades e também tem como objetivo ajudar a dar a conhecer outras regiões do país que tenham atrativos únicos, como Coimbra, Braga, etc.», adiantou o responsável. Ao entrar no mercado português, a Limehome enfrentou desafios significativos, tais como a «mudança muito substancial na legislação aplicável ao turismo, que implicou uma grande adaptação do nosso modelo de negócio».
Além disso, «a competitividade do mercado de alojamento turístico e a necessidade de oferecer uma experiência diferenciada aos hóspedes são sempre pontos a assinalar. Quando se tenta transformar todos esses desafios em oportunidades, os planos e perspetivas de crescimento tornam-se mais realistas. Felizmente, neste momento, estamos nessa fase e antecipamos uns anos de grande crescimento no futuro», referiu o responsável da operadora de “serviced apartments”.
Operadora quer “alcançar rapidamente” as 500 unidades no Porto
Embora não revele valores específicos de investimento, Xulio Rey disse que a empresa tem o objetivo de alcançar rapidamente as 500 unidades no Porto. «Temos o objetivo de alcançar rapidamente as 500 unidades no Porto e continuar a consolidar-nos nas áreas onde estamos, bem como expandir-nos a novos locais. Tudo isto implica um investimento contínuo, tanto para melhorar o nosso produto, como para implementar a infraestrutura tecnológica necessária à operação totalmente digitalizada que proporcionamos», disse.
Além de Portugal, a Limehome tem novos contratos de arrendamento em Espanha, Áustria e Itália. Ao ser questionado sobre o que diferencia o mercado português dos outros países europeus, Xulio Rey considera que «o mercado português distingue-se pela crescente atratividade turística e pela procura de experiências autênticas que combinam o conforto moderno com elementos históricos locais. Portugal apresenta desafios como a alta concorrência e alguma saturação em cidades como Lisboa e Porto, além das regulamentações restritivas, tanto a nível urbanístico como construtivo e operativo».
Por outro lado, «enquanto alguns países têm mercados turísticos mais maduros e infraestruturas de transportes mais desenvolvidas, e apesar das principais cidades portuguesas terem boas ligações, há regiões que apresentam desafios de infraestrutura e acessibilidade, limitando o seu potencial turístico. A diversificação do turismo, para além do turismo de sol e praia e urbano, também é um desafio, já que o turismo de negócios requer investimentos significativos», acrescentou.
“Os objetivos de crescimento incluem alcançar rapidamente as 500 unidades na área do Porto e a expansão para outras cidades do país, de forma a que Portugal seja um dos principais países para a Limehome”
Nos próximos anos, a Limehome pretende «consolidar a sua posição como um dos principais operadores de apartamentos turísticos em Portugal. Acreditamos plenamente neste mercado, que tem todos os atributos para ser um destino de referência na Europa», enfatizou.
A Limehome procura ativamente parcerias locais para apoiar a sua expansão. «Procuramos ativamente estabelecer parcerias com organizações locais e agências de turismo para apoiar a nossa expansão em Portugal. A colaboração com outras empresas, investidores, entidades financeiras e promotores são fundamentais para a estratégia de crescimento da Limehome, pois ajudam a identificar novas propriedades, facilitam a renovação de edifícios e garantem que o nosso modelo de negócio seja sustentável ao longo do tempo».
Limehome está comprometida com a sustentabilidade
A sustentabilidade é uma prioridade para a Limehome. «A Limehome está comprometida com a sustentabilidade através de diversas iniciativas que abrangem a renovação dos edifícios, o uso de tecnologias para reduzir o consumo de energia e água, e a promoção de práticas sustentáveis entre os nossos hóspedes. A empresa investe, também, em mobiliário e materiais de alta qualidade, duráveis e ecológicos. Embora ainda haja um caminho a percorrer, a nossa ambição é sermos pioneiros no setor hoteleiro não só pela inovação tecnológica, mas também pela nossa forma de praticar a sustentabilidade, pois é um ponto muito relevante para os nossos hóspedes, colaboradores e investidores».
Em termos de tecnologia e inovação, Xulio Rey destacou que «os nossos hóspedes têm à sua disposição um serviço completamente digital que começa no momento da reserva, continuando na atribuição de quartos, check-in e serviço de apoio ao cliente 24 horas, até ao check-out, faturação automática e gestão do serviço de quartos. Neste sentido, o que procuramos é a maior eficácia e eficiência em todos os processos. Apesar de um grande uso da tecnologia, os hóspedes sentem-se permanentemente acompanhados e todas as questões são resolvidas, de forma imediata, através da plataforma da Limehome ou por telefone».
Apartamentos incorporam dispositivos inteligentes
«Os nossos apartamentos estão equipados com dispositivos inteligentes que melhoram a eficiência energética e proporcionam uma experiência moderna e confortável. Por outro lado, os processos internos também estão todos praticamente automatizados. Desenvolvemos as nossas próprias plataformas, a nossa própria solução de acesso digital, o controlo automático do serviço de quartos e as soluções de manutenção que nos permitem ser muito mais eficientes do ponto de vista operacional em todas as localizações», indicou o responsável da operadora de “serviced apartments”.