Governo vai reforçar financiamento para residências de estudantes

Governo vai reforçar financiamento para residências de estudantes

Apesar de o Governo ter atribuído 375 milhões de euros do PRR ao Plano Nacional de Alojamento Estudantil, a verba já não é suficiente para viabilizar dez dos projetos aprovados pelo júri. Assim sendo, a ministra do Ensino Superior, Elvira Fortunato, avançou ao Público, citado pela CNN, que o Executivo vai reforçar o financiamento do Plano Nacional de Alojamento Estudantil.

Em causa estão cerca de 2.500 camas novas do total de 12 mil anunciadas em julho. Até ao momento, 9.400 lugares em residências estão assegurados que serão construídas ao longo dos próximos quatro anos. De forma a perfazer o financiamento dos projetos aprovados pelo júri em julho vão ser necessários cerca de 52 milhões de euros, sendo esta a diferença entre os 126 milhões de euros destinados pelo PRR à construção de novos edifícios para residências estudantis e os 178 milhões que totalizavam os orçamentos dos 33 projetos validados.

Elvira Fortunato refere que um "pedido de reforço" de verbas foi solicitado ao Governo, sendo que o mesmo está a ser negociado com o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Na totalidade são 119 projetos de residências de estudantes com verbas garantidas, em 51 municípios, sendo que 23 deles são para a construção de edifícios de raiz, o equivalente a 9.356 novas camas. Portanto, ficam assim em falta 2.500 previstas nas dez iniciativas que aguardam um reforço de verbas para inteirar as 12.000 camas, que foram anunciadas no mês de julho.