Governo abre candidaturas ao programa Transformar Turismo

Governo abre candidaturas ao programa Transformar Turismo

Já estão abertas as candidaturas ao programa Transformar Turismo, que tem 20 milhões de euros para tornar o setor mais sustentável.

O Transformar Turismo insere-se no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, que apoia o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico. Numa primeira fase, é dirigido a projetos de valorização turística dos territórios, com foco no trabalho em rede e na resposta às necessidades do consumidor.

Segundo a Lusa, foram assinados pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e publicados em Diário da República de sexta-feira, três despachos que aprovam o programa e as linhas de apoio integrantes Territórios Inteligentes, com uma dotação de 4 milhões de euros, e Regenerar Territórios, com 16 milhões de euros. Entram em vigor já esta segunda-feira.

O programa Transformar Turismo foi anunciado em dezembro, com uma dotação inicial de 20 milhões de euros, com o objetivo de criar um turismo «mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente», pode ler-se no site do TP. Sucede ao programa Valorizar, criado em 2016.

As candidaturas podem ser apresentadas no portal do Turismo de Portugal por entidades públicas e privadas.

Em comunicado, o Turismo de Portugal avança que vai organizar, no dia 21 de janeiro, um webinar dirigido aos potenciais promotores de projetos, durante o qual será apresentado, em maior detalhe, o Programa Transformar Turismo e as duas linhas de apoio. A participação é gratuita e as inscrições estarão em breve disponíveis no portal do Turismo de Portugal.