Turismo

Governo abre candidaturas ao programa Transformar Turismo

Ana Tavares |
Governo abre candidaturas ao programa Transformar Turismo

Já estão abertas as candidaturas ao programa Transformar Turismo, que tem 20 milhões de euros para tornar o setor mais sustentável.

O Transformar Turismo insere-se no Plano Reativar o Turismo | Construir o Futuro, que apoia o investimento público e privado na qualificação de Portugal enquanto destino turístico. Numa primeira fase, é dirigido a projetos de valorização turística dos territórios, com foco no trabalho em rede e na resposta às necessidades do consumidor.

Segundo a Lusa, foram assinados pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e publicados em Diário da República de sexta-feira, três despachos que aprovam o programa e as linhas de apoio integrantes Territórios Inteligentes, com uma dotação de 4 milhões de euros, e Regenerar Territórios, com 16 milhões de euros. Entram em vigor já esta segunda-feira.

O programa Transformar Turismo foi anunciado em dezembro, com uma dotação inicial de 20 milhões de euros, com o objetivo de criar um turismo «mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente», pode ler-se no site do TP. Sucede ao programa Valorizar, criado em 2016.

As candidaturas podem ser apresentadas no portal do Turismo de Portugal por entidades públicas e privadas.

Em comunicado, o Turismo de Portugal avança que vai organizar, no dia 21 de janeiro, um webinar dirigido aos potenciais promotores de projetos, durante o qual será apresentado, em maior detalhe, o Programa Transformar Turismo e as duas linhas de apoio. A participação é gratuita e as inscrições estarão em breve disponíveis no portal do Turismo de Portugal.