Fundo logístico da Aquila já investiu 120 milhões em três ativos

Rainha Green Logistics Park, na Azambuja.
Rainha Green Logistics Park, na Azambuja.

O Fundo Logístico da Aquila Capital para o Sul da Europa atingiu já um total de três ativos imobiliários na área da logística. A carteira de investimento inicial do fundo inclui, entre os ativos de logística com eficiência energética, dois investimentos em Portugal. Estão localizados na Azambuja – Rainha Green Logistics Park, com uma área locável líquida de 111.620 m² , e em Torres Vedras – Magalhães, com uma área locável líquida de 13.518 m².

O fundo detém dois ativos em Portugal e um em Itália. Com a aquisição dos três ativos entre Portugal e Itália, já foi investido cerca de um terço (equivale a 120 milhões de euros) do capital assegurado, que apresenta um valor total de 360 milhões de euros, desde o lançamento do fundo no 4º trimestre de 2021. O portfólio passará a integrar também dois novos ativos em Espanha, com uma área líquida locável combinada de 140.000 m².

Fundo considera novas aquisições

Face ao pipeline substancial de potenciais investimentos, que inclui tanto os projetos de desenvolvimento da Aquila Capital como de projetos de terceiros, a gestão do fundo está a considerar novas aquisições e espera utilizar a maior parte do capital comprometido do fundo este ano.

O volume de investimento previsto pelo fundo (GAV) é de 1,5 mil milhões de euros, com um rácio de endividamento máximo (LTV) de 50%. Este fundo de investimento aberto (SICAV-RAIF) tem como objetivo gerar rendimentos estáveis a partir de um portfólio diversificado de ativos logísticos acabados de construir, sustentáveis e compatíveis com os critérios ESG em países do sul da Europa como Portugal, Espanha e Itália.

A Aquila Capital investe em propriedades situadas em localizações estratégicas e que operam sob altos padrões ambientais e de eficiência energética, capazes de gerar rendas relevantes.

Till Schulz-Eickhorst, Managing Director & Head Fund Management Sustainable Infrastructure na Aquila Capital, considera que «Espanha, Itália e Portugal oferecem um potencial de recuperação no setor da logística imobiliária que é substancial em comparação com a Europa Ocidental. Estes países apresentam taxas de crescimento significativamente acima da média no comércio online, o que se traduz numa procura imediata de espaço que pode ser utilizado para a logística imobiliária. A nossa forte presença nos três mercados significa que dispomos de competências locais sólidas e que podemos aceder a redes locais. Por sua vez, isto permite-nos identificar novos projetos e desenvolver oportunidades de investimento com elevado potencial de retorno».

Já Lars Meisinger, Head of Client Advisory International da Aquila Capital reforça que «impulsionados pelas considerações ao nível das cadeias de abastecimento e das iniciativas de re-shoring, os novos desenvolvimentos na área das propriedades logísticas tornaram-se vitais para reforçar a resiliência económica. Estas condições fundamentais já conduziram a um enorme aumento do interesse dos investidores. Com o nosso Fundo de Logística para o Sul da Europa, oferecemos aos clientes uma solução diferenciada para investimentos em infraestruturas sustentáveis, apoiados pela nossa forte presença local em alguns dos mercados de mais rápido crescimento na Europa».