C&W nomeia Ana Luisa Cabrita como nova Head of Sustainability & ESG

C&W nomeia Ana Luisa Cabrita como nova Head of Sustainability & ESG

A Cushman & Wakefield anunciou a nomeação de Ana Luisa Cabrita como a nova Head of Sustainability & ESG. De acordo com a consultora, «esta contratação surge no âmbito da importância das práticas de ESG na minimização do impacto das ações da empresa e, também, no peso da implementação destas normas no mercado imobiliário», lê-se em comunicado.

A nova Head of Sustainability & ESG terá a responsabilidade de desenhar, definir e implementar as estratégias de sustentabilidade e ESG para os clientes da consultora, garantindo a ligação entre as diversas áreas de atuação, identificação de novas oportunidades e coordenação de projetos de consultoria nas várias áreas de negócio da empresa.

Ana Luisa Cabrita frisa que «a sustentabilidade e o ESG não são uma moda, vieram transformar o mercado imobiliário, de forma transversal e irreversível. Vivemos numa época de grandes desafios. Temos que aprender a preservar os recursos que necessitamos, reduzindo o impacte da nossa atividade, para sobrevivermos a longo prazo, sem comprometer o crescimento económico e o bem estar social, atual e futuro. O setor imobiliário terá que contribuir para esta mudança de paradigma e disponibilizar-se para esta fase de transição. É uma honra integrar uma equipa como a Cushman & Wakefield, e será um prazer ajudar os clientes, a percorrer este caminho que lhes trará, com certeza, valor adicional».

Com mais de 20 anos de carreira ligados ao setor da sustentabilidade, Ana Luisa Cabrita passou por empresas como a Sonae Sierra, ou, o Instituto Tecnológico de Galicia, e liderou várias iniciativas ligadas à sustentabilidade e projetos de certificação em países como Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Brasil entre outros. Exerceu também funções como Head of Environmental and Sustainability Advisory Services na Engexpor.

Até setembro deste ano foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente e está ativamente ligada a várias organizações nacionais e internacionais.

Em termos académicos, conta com um Mestrado em Engenharia do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa e, também, um Mestrado em Social Business pela IES. Entre muitas outras formações executivas, detém, também, um MBA pela Universidade Pontifícia Comillas.

Eric van Leuven, diretor-geral da Cushman & Wakefield Portugal, realça que «depois de um ano em que reforçámos muito a nossa equipa, não podíamos acabar melhor do que com a contratação da Ana Luisa. A Ana Luisa é uma referência no mercado e esta contratação é absolutamente estratégica para prestarmos um serviço holístico aos nossos clientes. Edifícios que não cumpram os requisitos ESG terão maior dificuldade em atrair investidores e ocupantes - ambos procuram imóveis “à prova do futuro”, e isso será fortemente determinado pela adesão estrita a critérios ESG – não só na questão ambiental, mas também nos âmbitos social e de governança».