Sponsored Content: Nhood Portugal
Eficiência energética, uma prioridade
Além das metas já traçadas para alcançar a neutralidade carbónica até 2040, a Nhood desenvolveu também planos de ação para melhorar a resiliência às alterações climáticas dos ativos sob gestão, utilizando ferramentas digitais que auxiliam na monitorização dos riscos associados. Vejamos o caso dos Centros Comerciais Alegro: a eficiência energética faz mover o desenvolvimento e dinâmica dos próprios espaços, com um controlo diário do consumo de energia – 100% proveniente de fontes renováveis, monitorização dos horários de funcionamento dos equipamentos de climatização, ventilação e iluminação, ajustando-os ao funcionamento do respetivo centro comercial e condições climatéricas do momento.
Além da iluminação LED, a Nhood recorre a sensores de movimento em zonas de menos tráfego, motivando poupança energética. Ainda este ano, prevê também que todos os ativos sob gestão tenham produção fotovoltaica local e que possuam sistemas de smart metering para controlo inteligente dos consumos energéticos.
Compromisso e responsabilidade, uma constante
Hoje, os espaços e projetos imobiliários são concebidos e geridos de forma a fomentar comunidades ativas, cidades sustentáveis e um planeta melhor para todos. Por essa razão, todos os novos projetos em desenvolvimento da Nhood são desenhados, desde a raiz, para corresponder a critérios de eficiência energética, como os da certificação BREEAM in-Use. À data, todos os ativos sob gestão já detêm esta certificação, um reflexo claro do compromisso da Nhood com a sustentabilidade. Nos projetos que desenvolve, recorre à utilização de tecnologias recentes que permitem melhorar a eficiência energética dos edifícios, culminando num menor impacto ambiental, menor pegada de carbono e menos custos associados ao consumo na fase de gestão. Veja-se o caso do projeto de transformação da Galeria Comercial de Alverca, espaço gerido pela Nhood e um dos primeiros pensado para compensar integralmente a sua pegada de carbono.
Tratando-se de um projeto de reabilitação de um espaço já existente, terá um impacto carbónico 12 vezes inferior ao que teria se fosse construído de raiz. A Nhood tem também como preocupação a gestão de resíduos, nomeadamente na aposta da sua valorização ou reciclagem, estando atualmente a desenvolver alguns projetos nesta área. Alguns exemplos recentes: a certificação Resíduo Zero – que permite rastrear todo o processo de reciclagem e anular o envio de resíduos para aterro, garantindo um aproveitamento de 100% dos resíduos produzidos nos ativos; a certificação Circularidade de Excelência; e o projeto piloto de compostagem.
Este último tem como objetivo dotar os ativos sob gestão de estruturas internas que possibilitem uma ação mais ágil e eficaz no tratamento dos resíduos orgânicos, através de ações de sensibilização e formação que permitam uma maior consciencialização da comunidade, desde quem trabalha a quem visita o centro comercial.
Ecossistemas Imobiliários, uma oportunidade
Projetar novas formas de viver num mercado altamente desafiador, integrando as melhores práticas de ESG, as mais inovadoras soluções e transformando lugares para um triplo impacto positivo faz parte da missão da Nhood. Nesse caminho, é essencial contar com parceiros e clientes que partilham a mesma visão, que desafiem e estejam dispostos a ser desafiados.
O desenvolvimento de conceitos inovadores, assentes na cocriação de projetos inteligentes que incorporam as novas formas de viver, faz parte do processo através do qual a Nhood quer transformar os bairros e as cidades para alcançar um bem comum, com benefícios para todos. Ao criar lugares com vida, multidimensionais, sustentáveis e abertos a todas as pessoas, assegura um futuro sustentável que passa, também, pelas cidades e pelos novos modos de vida.
Desde modo, a Nhood tem desenvolvido esforços na promoção de um ecossistema sustentável e de confiança entre stakeholders. Este desafio envolve um processo que requer uma consciencialização de toda a comunidade circundante, sendo necessário assegurar uma comunicação contínua entre todos e uma maior compreensão no momento de utilização dos equipamentos e dos recursos. Iniciativas como o ‘green lease agreement’ são um bom exemplo de alinhamento colaborativo em prol da gestão e redução do impacto ambiental dos parceiros envolvidos na atividade comercial nos ativos geridos pela Nhood. Afinal, sustentabilidade não é apenas uma tendência passageira; é uma mudança fundamental na maneira como vivemos.