Concursos de obras públicas descem 29% em janeiro

Concursos de obras públicas descem 29% em janeiro

Em janeiro de 2020, foram promovidos 202 milhões de euros em concursos de empreitadas de obras públicas, valor 29% inferior ao registado no mês homólogo de 2020.

De acordo com o Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, apesar desta descida, a média apurada nos três últimos meses apresenta um crescimento de 13,8% face a igual período de 2020.

No primeiro mês deste ano, os contratos de empreitadas celebrados com reporte no Portal Base somaram os 187 milhões de euros, mais 14% que em janeiro do ano passado. Segundo o Barómetro, a variação homóloga temporalmente comparável, ou seja, comparando a informação disponibilizada no portal base até ao dia 15 de fevereiro do ano respetivo, aponta para uma variação de 76,1%. «Desta forma, e apesar de estarmos, apenas, perante uma observação mensal, regista-se uma evolução de continuidade de uma tendência marcadamente positiva a este nível», destaca a AICCOPN.

Por outro lado, os contratos celebrados no âmbito de concursos públicos situaram-se nos 143 milhões de euros, mais 5% face a janeiro de 2020. Os contratos celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias atingiram 32 milhões de euros, mais 56% face ao mês de janeiro de 2020.