CML vai investir €122M em habitação no próximo ano

CML vai investir €122M em habitação no próximo ano

Em 2023, a Câmara Municipal de Lisboa prevê investir 122 milhões de euros em habitação, mais 40% do valor de investimento que foi estimado em 2022, conforme a proposta de orçamento da autarquia apresentada nesta terça-feira, citada pelo Negócios.

O orçamento municipal da CML para o próximo ano prevê uma receita de 1.305 milhões de euros e 455 milhões de euros em investimentos. Dos 455 milhões, 138 milhões de euros serão realizados no quadro do Plano de Recuperação e Resiliência, consoante os dados apresentados pelo vice-presidente da autarquia, Filipe Anacoreta Correia, citado pelo mesmo jornal.

A autarquia tem como objetivos o desenvolvimento de mais habitação municipal social, a criação de mais oferta de habitação para o programa de arrendamento acessível e um maior reforço da oferta de habitação no concelho de Lisboa por intermédio de cooperativas e investidores privados.

Consta ainda no documento uma maior aposta na sustentabilidade e empreendedorismo. De referir ainda que a Câmara de Lisboa vai dar isenção de IMT aos jovens até 35 anos que comprem casa até 250 mil euros na cidade, assim como avançou Carlos Moedas no dia 11 de novembro.