Carlos Moedas propõe isenção de IMT para jovens em Lisboa

Carlos Moedas propõe isenção de IMT para jovens em Lisboa
Carlos Moedas no SIL, em maio

Os jovens até 35 anos que comprem casas num valor máximo de 250 mil euros em Lisboa, vão estar isentos de IMT, avança o Expresso, citado pelo Dinheiro Vivo. Carlos Moedas já havia já havia proposto esta medida durante a campanha eleitoral das eleições autárquicas em 2021.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa pretende que esta medida integre o orçamento do município para o próximo ano – relembrando que a proposta terá que ser aprovada ainda. De acordo com o Expresso, criar esta isenção ao IMT custará 4,5 milhões de euros aos cofres da Câmara Municipal de Lisboa.

Os compradores irão poupar, em média, cerca de 3,3% do valor de compra de uma casa, o que pode ir até um máximo a rondar os 3.800 euros. De salientar que as casas até 250 mil euros representam cerca de 45% das compras realizadas na capital por pessoas com menos de 35 anos.

Basta uma abstenção do partido socialista para que a medida, da coligação PSD/CDS, seja aprovada – posto que os partidos à esquerda destes não defendem uma redução do imposto.