Habitação

Braga investe €123M no âmbito da Estratégia de Habitação

Felipe Ribeiro |
Braga investe €123M no âmbito da Estratégia de Habitação

A Câmara Municipal de Braga, nesta segunda-feira, aprova a proposta que define a nova Estratégia Local de Habitação (ELH) do Município de Braga, que vai ser atualizada em 123 milhões de euros, englobando 1.284 agregados. O investimento por fogo será de cerca de 96.500 euros.

«Esta revisão vai permitir, desde logo, o aumento do número de famílias (+64%) e de pessoas (+84%) abrangidas e, ainda, um acréscimo significativo do investimento, ascendendo a cerca de 123 milhões de euros quando comparado com a ELH anteriormente aprovada», avança a autarquia, citada pelo Eco.

O vereador João Rodrigues, revela que os motivos desta revisão são «a necessidade de enquadrar toda a intervenção prevista na ELH no novo quadro de referência previsto no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a exigência de adequação do quadro das soluções propostas no âmbito da ELH ao calendário de execução do PRR».

Esta nova ELH «prevê a reabilitação de frações habitacionais e de outros equipamentos públicos, a aquisição de terrenos e de frações habitacionais para arrendamento, o arrendamento de frações habitacionais para subarrendamento e a construção de novos edifícios, até 2026».