Azora investe 500 milhões para criar 6 data centers na Península Ibérica

O projeto "Quetta Data Centers" será gerido pela Azora.
Fotografia de Akela999, Pixabay.

A espanhola Azora quer lançar-se no mercado ibérico de data centers. Neste sentido, a empresa pretende investir mais de 500 milhões de euros na construção de uma rede de seis data centers em Portugal e Espanha, predominantemente localizados em Madrid, Barcelona e Lisboa.

O objetivo passar por criar seis data centers «altamente eficientes», para empresas que necessitam de baixa latência no processamento e transmissão de dados, de acordo com o Negócios. O projeto "Quetta Data Centers" será gerido pela Azora e assessorada pela Core Capital. A plataforma visa atender empresas com grande volume de dados, como criadores de conteúdo, Internet das Coisas (IoT) e empresas de jogos.

«Os seis ativos estarão predominantemente localizados em Madrid, Barcelona e Lisboa, permitindo à Azora aproveitar a excelente oportunidade do mercado local, impulsionada pela geolocalização da península, o acesso a fontes de energia renováveis, e proximidade de infraestruturas de comunicação mais amplas, incluindo cabos submarinos intercontinentais», indica a empresa, em comunicado.

O primeiro data center já está em construção. Situa-se em Tres Cantos, Madrid, e está em fase avançada de negociações para concluir a aquisição do terreno e a contratação da construção dos restantes centros. A empresa espanhola está focada na eficiência energética, prevendo utilizar energia 100% renovável, criando assim «a primeira rede ecoeficiente de data centers com classificação PUE (Eficácia no Uso de Energia) inferior a 1,15», cita o mesmo meio.

«O lançamento do Quetta insere-se na nossa estratégia de investimento em infraestruturas sustentáveis, especialmente destinadas a empresas que oferecem conteúdo de streaming, jogos, realidade aumentada, Internet das Coisas e outras tecnologias, como inteligência artificial, que experimentarão um forte crescimento à medida que a velocidade com que a sociedade e as empresas consomem dados acelera», refere Santiago Olivares, responsável pelos investimentos em energia, infraestruturas e sustentabilidade da Azora, cita o meio.