A Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) e o Clúster de la Edificación (que detém o secretariado técnico da Plataforma Tecnológica de la Edificación) assinaram um acordo de colaboração para promover o desenvolvimento e a modernização do setor da construção na Península Ibérica.
Ambas as entidades ratificam que a inovação e a digitalização são áreas que requerem uma maior implementação no setor da construção, com o objetivo de agilizar os processos, reduzir os prazos de execução e abordar a transição do parque imobiliário.
O Clúster de la Edificación e a APPII manifestaram também a sua preocupação com a escassez de mão-de-obra qualificada para enfrentar os desafios do futuro da construção, destacando o papel que a modernização do setor pode desempenhar na atração de jovens talentos.
Neste sentido, ambas as associações concordaram em colaborar ativamente através da criação de equipas de trabalho capazes de gerar sinergias entre os dois países e a partir das quais possam trocar experiências, conhecimentos e boas práticas que contribuam para o desenvolvimento do setor.
Associações vão avaliar e implementar projetos conjuntos
A APPII e o Clúster de la Edificación comprometeram-se a avaliar e a implementar projetos conjuntos que possam beneficiar todas as partes, bem como a trocar informações de interesse para o setor entre os membros de ambas as entidades.
«A colaboração entre a APPII e o Clúster permite-nos abordar estes desafios de forma transnacional, criando equipas de trabalho e promovendo o intercâmbio entre os dois países», enfatiza Hugo Santos Ferreira, presidente da APPII.
«Atravessamos um momento chave para o setor da construção em Espanha e Portugal, que deve enfrentar desafios significativos - descarbonização, economia circular, eficiência energética - e superar os défices que podem impedir o seu desenvolvimento. Para avançar, é importante incentivar a colaboração e o intercâmbio num setor altamente fragmentado e onde são necessários mais espaços para criar propostas de valor e inovação», afirma Juan Antonio Gómez-Pintado, presidente do Clúster de la Edificación.