AHP equipara hostels a estabelecimentos hoteleiros

AHP equipara hostels a estabelecimentos hoteleiros

Os hostels associados da AHP passam a ter acesso integral aos serviços e vantagens da associação e direito a eleger e ser eleitos para os Órgãos Associativos.

A AHP tem vindo a defender que é necessário rever o Regime Jurídico dos Empreendimentos Turísticos para que se possa incluir o Alojamento Local de caráter coletivo, que representa uma oferta estruturada, com dimensão, e prestação de serviços do tipo hoteleiro. Enquanto a revisão não acontece, a AHP aproxima hostels e estabelecimentos hoteleiros, visto terem serviços e necessidades muito específicos e que em muito se assemelham.

Raul Martins, presidente da AHP, declara em comunicado que «este é um momento muito importante para a AHP. Já tínhamos vários hostels associados e feito várias ações especificamente dirigidas e em articulação com este tipo de oferta de alojamento turístico. É também publicamente sabida a nossa defesa da marca hostels como devendo ser protegida».

O dirigente associativo considera que «a qualidade dos hostels em Portugal é reconhecida internacionalmente, e a gestão profissionalizada e ágil que têm é um exemplo a seguir. É por isso totalmente justificado que aquilo que os distingue e diferencia mereça tutela legal. O que a AHP fez agora foi acolher os hostels como membros de pleno direito associativo e dar-lhes voz própria na Associação. Do mesmo passo que veio sempre defendendo que entre os Hotéis e os hostels o que nos distingue – o “S” de socialização – é apenas um elemento de diferenciação e nada que nos separe».