VIC Properties compra terrenos da Matinha para criar mais de 2.000 casas

Ana Tavares |
VIC Properties compra terrenos da Matinha para criar mais de 2.000 casas

Estes terrenos ligam um outro projeto comprado pela empresa no ano passado, o Prata Riverside Village (antigo Prata Living Concept), já em andamento, ao Parque das Nações e, no seu conjunto, vão permitir a construção de cerca de 2.700 novas habitações.

O terreno em causa tem um total de 20 hectares e 260.000 m² de área de construção prevista. Será, por isso, «um dos maiores projetos imobiliários do século em Portugal», comenta a empresa em comunicado de imprensa, contribuindo para a requalificação desta zona ribeirinha da cidade. Além disso, «este empreendimento é também uma resposta à escassez de novas habitações em Portugal, um problema que afeta com maior dimensão a cidade de Lisboa», acredita João Cabaça, co-CEO da VIC Properties, citado no mesmo comunicado.

As casas e outras infraestruturas do empreendimento começam a ser construídas no próximo ano. Entretanto, serão levados a cabo os trabalhos de descontaminação dos solos destes terrenos. Luís Gamboa, COO da VIC Properties, comenta que «tendo a ambição de ser um promotor de referência, a VIC Properties vai dar prioridade às medidas de sustentabilidade ambiental, prevendo iniciar o mais rapidamente possível os trabalhos de descontaminação dos solos dos terrenos da Matinha, recuperando-os e garantindo o nível adequado de protecção de saúde publica e ambiental».

De recordar que a VIC Properties adquiriu o então Prata Living Concept em outubro de 2018 por cerca de 150 milhões de euros. Este projeto, inicialmente apresentado em 1999, prevê a construção de cerca de 600 fogos e um investimento total de 450 milhões de euros.