VIC Properties compra terrenos da Matinha para criar mais de 2.000 casas

VIC Properties compra terrenos da Matinha para criar mais de 2.000 casas

Estes terrenos ligam um outro projeto comprado pela empresa no ano passado, o Prata Riverside Village (antigo Prata Living Concept), já em andamento, ao Parque das Nações e, no seu conjunto, vão permitir a construção de cerca de 2.700 novas habitações.

O terreno em causa tem um total de 20 hectares e 260.000 m² de área de construção prevista. Será, por isso, «um dos maiores projetos imobiliários do século em Portugal», comenta a empresa em comunicado de imprensa, contribuindo para a requalificação desta zona ribeirinha da cidade. Além disso, «este empreendimento é também uma resposta à escassez de novas habitações em Portugal, um problema que afeta com maior dimensão a cidade de Lisboa», acredita João Cabaça, co-CEO da VIC Properties, citado no mesmo comunicado.

As casas e outras infraestruturas do empreendimento começam a ser construídas no próximo ano. Entretanto, serão levados a cabo os trabalhos de descontaminação dos solos destes terrenos. Luís Gamboa, COO da VIC Properties, comenta que «tendo a ambição de ser um promotor de referência, a VIC Properties vai dar prioridade às medidas de sustentabilidade ambiental, prevendo iniciar o mais rapidamente possível os trabalhos de descontaminação dos solos dos terrenos da Matinha, recuperando-os e garantindo o nível adequado de protecção de saúde publica e ambiental».

De recordar que a VIC Properties adquiriu o então Prata Living Concept em outubro de 2018 por cerca de 150 milhões de euros. Este projeto, inicialmente apresentado em 1999, prevê a construção de cerca de 600 fogos e um investimento total de 450 milhões de euros.