Valor sob gestão dos fundos imobiliários sobe 1,9% em outubro

imagem ilustrativa
Freepik.com

Em outubro, o valor sob gestão dos fundos imobiliários aumentou 1,9%, mais 239,6 milhões de euros, face ao mês anterior. Os fundos de investimento imobiliário (FII), os fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e os fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) geriam nesse mês 12.799,6 milhões de euros.

De acordo com os números divulgados pela CMVM, no caso dos fundos de investimento imobiliário, o montante sob gestão subiu 2,6%, para 10.693,9 milhões de euros. O valor sob gestão dos FEII subiu 1,8%, para 1.897,2 milhões de euros, ao passo que, no caso dos FUNGEPI, o montante recuou 24,3%, para 208,4 milhões de euros.

Em outubro, e à semelhança dos meses anteriores, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em ativos imobiliários, e 47,8% da carteira dos FII e FEII abertos foi aplicada em imóveis do setor dos serviços. Também os investimentos dos FUNGEPI se destinaram, maioritariamente, ao setor dos serviços, que representou 57,8% da carteira.

De destacar, com as quotas de mercado mais elevadas, a Square AM (12,48%), a Lynx Asset Managers (7,77%) e a Interfundos (7,10%).

A CMVM dá também nota de que, em outubro, foi transferida a gestão dos fundos “Castro Red Capital – SIC Imobiliária Fechada, S.A.” e “ICON - SIC Imobiliária Fechada, S.A.” da sociedade gestora Silvip para a Refundos. A gestão do fundo “Turirent – Fundo de investimento imobiliário fechado” foi transferida da Square AM para a sociedade gestora Civilria.

Em outubro foi também liquidado o fundo especial de investimento imobiliário fechado  “Oceânico II”, gerido pela Interfundos.