SLM Partners adquire duas propriedades agrícolas no Alentejo

SLM Partners adquire duas propriedades agrícolas no Alentejo
Fotografia de Irina Irise, Pexels.

A SLM Partners, uma sociedade gestora de investimentos, adquiriu duas propriedades agrícolas, localizadas na região do Alentejo. A CBRE assessorou a venda, junto do vendedor, das duas propriedades à SLM Partners.

Os ativos vendidos representam uma propriedade agrícola de 121 hectares, com terreno inicialmente destinado a amendoal, localizada em Odivelas, Ferreira do Alentejo, posse de um proprietário privado. Já a outra propriedade de 142 hectares, com terreno composto por nogueiral e olival, em Montoito, no Redondo, da posse de uma Sociedade Agrícola.

As duas propriedades foram assim adquiridas pela SLM Partners, um asset manager que investe em agricultura regenerativa e em floresta globalmente. O Europe Silva Fund compra e arrenda propriedades, «promovendo a introdução de práticas de gestão ecológicas e orgânicas e incentiva o relacionamento com operadores locais especializados e com vontade de expandir o seu negócio», lê-se em comunicado. O fundo tem como objetivo gerir uma carteira no valor de 250 milhões de euros.

João Henriques Roseiro, Agronomy Director para a Europa, assinala que «trabalhar com consultoras como a CBRE permite-nos abordar o mercado de imoveis rurais/agrícolas com um maior nível de seriedade, formalismo e segurança. A CBRE tem sido um parceiro sólido tanto no processo de procurement, como em toda a fase de due diligence, essencial à boa prossecução dos negócios que vamos realizando».

“O setor do agribusiness está em crescimento e os ativos agrícolas estão cada vez mais na mira de investidores institucionais”

José Maria Henriques da Silva,  Senior Consultant of Agribusiness da CBRE Portugal, enfatiza que «estas transações demonstram que o setor do agribusiness está em crescimento e os ativos agrícolas estão cada vez mais na mira de investidores institucionais enquanto produto de investimento diferenciador e de retorno significativo. Portugal apresenta vantagens muito interessantes neste segmento e é por essa razão que a CBRE olha para a agricultura como mais uma classe de ativos no mercado de investimento imobiliário».

No relatório de tendências para o setor imobiliário, a CBRE destaca o agribusiness como um dos segmentos de mercado que está «a viver uma revolução devido à implementação de novos modelos de cultura», em comunicado.