Savills apoia venda de edifício industrial à Corum Eurion

Savills apoia venda de edifício industrial à Corum Eurion
Instalações industriais da Fusion Fuel em Benavente. Captura do Google Maps.

O fundo francês Corum Eurion comprou, por cerca de 10 milhões de euros, as instalações industriais da Fusion Fuel em Benavente, como avançado no início de janeiro deste ano. O departamento de Investimento da Savills Portugal assistiu o cliente proprietário, Fusion Fuel, na venda ao cliente investidor, Corum.

«A Savills está extremamente orgulhosa de ter gerido com sucesso esta operação de sale and leaseback, depois de ter ajudado a Fusion Fuel a garantir o ativo em 2021. Esta transação bem-sucedida é mais uma demonstração da nossa oferta completa de serviços, que permitiu ao nosso cliente alcançar os seus objetivos, ocupando um ativo totalmente concebido para as suas necessidades garantido no âmbito de um arrendamento de longo prazo», sublinha Alberto Henriques, Diretor de Investimento da Savills Portugal.

O edifício construído em 2004 e remodelado entre 2021 e 2022, integra o Parque Industrial de Vale Tripeiro, em Benavente. Os trabalhos de remodelação realizados transformaram este espaço industrial num edifício verde, com produção de energia renovável em autoconsumo, bem como estações de carregamento de veículos elétricos, que «tornaram possível a sua integração no fundo Corum Eurion, um fundo certificado como Socially Responsible Investing». A empresa portuguesa Fusion Fuel ocupa toda a instalação.

Frederico Figueira de Chaves, Co-Head e Diretor Financeiro da Fusion Fuel, refere que «temos a sorte de ter encontrado o parceiro ideal para esta transação na CORUM. Com uma vasta experiência no mercado português e alinhamento com os nossos princípios fundamentais e a ambição dos objetivos ESG. A CORUM tem fortes sinergias com a nossa empresa, tendo em conta a qualidade do ativo, e os nossos objetivos empresariais. Estamos confiantes que esta transação irá reforçar ainda mais o nosso balanço e proporcionar à Fusion Fuel uma maior flexibilidade para financiar as nossas iniciativas de crescimento na Europa e América do Norte».

Miguel Valente Bento, responsável pelos investimentos da CORUM Asset Management no sul da Europa, afirma que “estamos satisfeitos por ter iniciado esta parceria com a Fusion Fuel, um líder emergente no sector do hidrogénio verde com um papel relevante no processo de transição energética globalmente. Este ativo cumpre com os mais avançados critérios ESG, está subjacente a um contracto de longo prazo com uma empresa financeiramente sólida em crescimento e está situado numa localização em consolidação para os sectores logístico e industrial. Este investimento marca a quarta aquisição da CORUM em Portugal nos últimos dois anos, o que reforça a nossa dedicação e track record no mercado nacional».