Proprietário da Herdade da Zambujeira conclui venda de ativos no Alentejo

Proprietário da Herdade da Zambujeira conclui venda de ativos no Alentejo
Fotografia de Freepik.

O Grupo Agrihold, proprietário maioritário da Herdade da Zambujeira, concluiu a venda dos seus ativos localizados no Alentejo. A CBRE, através da sua equipa de Agribusiness, assessorou com sucesso o participado das famílias Martinavarro e Ballester, fundadores da Citri&CO, na venda destes ativos.

A operação envolveu a venda de uma entidade legal espanhola, que por sua vez detém a Valenciagro (Sociedade portuguesa) e ativos em Portugal, com uma superfície total de 700 hectares de plantação de tangerinas, amendoal e olival. A estrutura concebida para a operação assegurou a máxima eficiência operacional.m

A continuidade do projeto a longo prazo é mantida, incluindo a empregabilidade de todos os funcionários atuais, com a venda da empresa a um investidor internacional e do subsequente arrendamento à Bolschare Agriculture, um parceiro local deste investidor na região. 

A CBRE liderou a transação como lead advisor, mobilizando uma equipa multidisciplinar com a articulação dos seus escritórios em Madrid, Valência e Lisboa. A transação contou ainda com assessores jurídicos e financeiros, nomeadamente a Garrigues (assessoria ao Grupo Agrihold), PLMJ, Baker McKenzie e KPMG (assessores do investidor).

José Luis Martinavarro Ferrer, Diretor Geral da Citri&Co e acionista da Marmoagro, assume que «após mais de 20 anos desde o início deste projeto agrícola, atingimos um ponto de maturidade que nos permitiu tomar a decisão estratégica de alienar os nossos ativos em Portugal para nos concentrarmos em outros projetos que estamos a lançar na Península Ibérica. A CBRE foi um parceiro fundamental para que o processo fosse conduzido com o máximo profissionalismo, confidencialidade e sucesso».

Pedro Foles, CEO da Bolschare, afirmou que «a Herdade da Zambujeira é um ativo agrícola excecional e estamos muito orgulhosos de dar continuidade à sua operação. O nosso compromisso com a sustentabilidade e práticas agrícolas eficientes continuará a ser um pilar fundamental neste projeto a longo prazo».

Já Manuel Albuquerque, Diretor de Agribusiness para o Sul da Europa na CBRE comenta ainda que «esta transação é um exemplo claro da capacidade da CBRE em assessorar operações agrícolas de elevada complexidade. Através de uma gestão estratégica e de um conhecimento profundo do mercado, conseguimos maximizar o valor dos ativos num ambiente de mercado desafiante, mantendo a sustentabilidade e a eficiência operacional como fatores chave».