Presença ibérica cresceu 20% no MIPIM 2023

Presença ibérica cresceu 20% no MIPIM 2023
MIPIM 2023.

Entre os dias 14 e 17 de março, Cannes recebeu o mais importante evento internacional dedicado ao setor imobiliário: o MIPIM. Na edição deste ano, estiveram presentes mais de 8.700 empresas internacionais e 22.500 profissionais de 100 países, incluindo investidores, desenvolvedores, agentes imobiliários, arquitetos, cidades e regiões, entre outros.

Notória, na edição deste ano, foi a presença da Península Ibérica – que inclui Espanha, Portugal e Andorra – com um aumento de 20% face à edição anterior. Em termos ibéricos, mais de 1.000 profissionais do setor e 400 empresas da região marcaram presença no MIPIM, o que representa mais de 4,5% do total da feira. Este valor representa, em si, um recorde histórico que confirma o crescente interesse do mercado nacional no mercado internacional.

Stand de Lisboa

Lisboa apresentou-se no MIPIM 2023 com a colaboração de entidades públicas e privadas. A capital portuguesa voltou a marcar presença na feira internacional, com clara intenção de atrair investimento internacional para a cidade.

Com a colaboração da Câmara Municipal de Lisboa, Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa [CCIP], aicep Portugal Global e Invest in Lisboa, apresentaram um projeto conjunto com uma área superior a 80 metros quadrados no centro da exposição área.

Este projeto assenta numa colaboração público-privada que permite às entidades participantes dar a conhecer à comunidade internacional os projetos e oportunidades que a capital portuguesa oferece na área empresarial e imobiliária. Lisboa afinca a sua aposta na atração de investimento e o seu papel como destino atractivo de negócios internacionais.

A cidade participou com um stand de 9 metros quadrados onde deu a conhecer o seu ecossistema de inovação e investimento a milhares de visitantes do setor. Deu também a conhecer a sua cidade e os seus projetos à comunidade internacional de investimentos.

Stand Grande Porto

Porto, Gaia e Matosinhos criaram um projeto conjunto com o objetivo de atrair investimento internacional para a região: o Greater Porto. As três cidades uniram-se no MIPIM com um stand de quase 200 metros quadrados, um espaço que foi ponto de encontro de empresários, empresas e investidores interessados ​​em participar neste ambicioso projeto.

O projeto conjunto do Porto, Gaia e Matosinhos tem demonstrado que, a colaboração entre cidades, é uma ferramenta eficaz para atrair investimento e desenvolver regiões inteiras. Até hoje, o Greater Porto já arrecadou mais de 100 milhões em investimento.

O MIPIM oferece a oportunidade de estabelecer contactos, desenvolver novas relações comerciais e descobrir oportunidades de investimento em projetos imobiliários em todo o mundo, o que o torna um ponto chave na agenda de qualquer profissional do setor. Para Albert Castro, CEO da Meridiana e representante oficial do MIPIM na Península Ibérica, «quem não está no MIPIM, não existe».

Espanha

O Pavilhão de Espanha voltou a ser ponto de encontro das empresas espanholas no MIPIM. Com um crescimento de 30% no número de empresas presentes no stand, consolidou-se como um espaço onde empresas mostraram os seus produtos e serviços.