Greater Porto já arrecadou mais de 100 milhões em investimento

Fotografia retirada do site da Câmara Municipal do Porto.
Fotografia retirada do site da Câmara Municipal do Porto.

O projeto Greater Porto, que junta os municípios do Porto, Gaia e Matosinhos, já captou mais de 100 milhões de euros em projetos para o Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos.

O valor foi adiantado pelo vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, que, ao lado do presidente da Câmara, Rui Moreira, e do vereador do Urbanismo e da Habitação, Pedro Baganha, está no MIPIM 2023, que decorre em Cannes, França.

De recordar que a Greater Porto estreou-se na Expo Real 2022, sendo que o projeto vem a crescer, desde a apresentação na feira internacional. A procura de investimento «tem sido superior nos mercados americano, asiático, espanhol e do norte da Europa», lê-se em comunicado da Câmara Municipal do Porto.

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, mostra-se «satisfeito» com a participação no MIPIM e reforça a importância de mostrar a potenciais investidores como os municípios da Frente Atlântica se assumem como «territórios contíguos». Para Rui Moreira «mais vale explicar aquilo que nos une do que explicar aquilo que nos separa, que foi o que foi feito durante tantos anos».

Greater Porto “tranquiliza” investidores quanto ao Programa Mais Habitação

A Greater Porto procurou «tranquilizar» os investidores, que tradicionalmente apostam em Portugal, relativamente ao «receio» face ao Programa Mais Habitação. No MIPIM, o presidente da Câmara do Porto, referiu que «estivemos a tentar tranquilizá-los, explicar que modelos nos interessam, como [modelos de habitação para] a renda acessível em que temos todas as garantias que vão continuar», de acordo com comunicado.

António Costa, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, enfatizou a importância das empresas nacionais que «confiaram na audácia» dos três municípios. Já Marta Pontes, vereadora da Promoção e Apoio a Atividades das Áreas do Desenvolvimento Económico da Câmara de Matosinhos, sublinhou o «posicionamento» que a presença em eventos como o MIPIM alavanca para os territórios.