A Mitiska REIM anunciou a venda de cinco retail parks em Portugal e cinco na Bélgica à First Retail Partners, um novo fundo detido pela Partners Group, atuando em representação dos seus clientes.
Estes ativos foram originalmente promovidos ou adquiridos em nome dos fundos FRI e FRI 2 e esta venda marcou a conclusão do programa iniciais value-add da Mitiska REIM para estes ativos.
O novo fundo First Retail Partners, com um valor patrimonial bruto de cerca de 280 milhões de euros, será gerido pela Mitiska REIM e apoiado pelo Partners Group, de acordo com comunicado.
Localizados nas cidades portuguesas de Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Santarém e Alverca, os cinco retail parks portugueses têm uma ABL de 105.500 metros quadrados e foram adquiridos entre 2017 e 2019 pelo fundo Mitiska REIM.
Já os cinco retail parks belgas têm uma área bruta locável total de 77.500 metros quadrados. O portfólio inclui o Retail Park Malinas em Mechelen, além do Ninouter em Ninove, do Parc de l’Europe em Wavre, do La Couvinoise em Couvin e do Quartier Enée em Gembloux.
Todos os retail parks têm como lojas âncora supermercados como Lidl, Albert Heijn, Delhaize, Mercadona, Auchan ou Pingo Doce. Em termos de sustentabilidade, todos obtiveram certificações BREEAM entre o «Good» e «Excellent».
A Kepler Corporate Finance, Belfius e CBRE atuaram como consultores financeiros na transação. Já Allen & Overy Brussels e RRP Advogados Lisboa foram os consultores jurídicos da FRI e FRI 2, e a Argo Law e a PwC foram consultores jurídicos e fiscais do novo fundo First Retail Partners.
«Estamos muito satisfeitos por concluir a venda destes portfólios belga e português e por consolidar a liderança na gestão ativa de ativos para garantir o sucesso contínuo destes ativos. Estes portfólios são a prova da eficácia dos nossos programas de valor acrescentado em Portugal e do nosso historial na entrega de novos projetos de desenvolvimento de sucesso na Bélgica», afirmou Jan Du Bois, Diretor Geral da Mitiska REIM para a Bélgica, Espanha e Portugal.
Axel Despriet, co-fundador e managing partner da Mitiska REIM., acrescentou que «esta última transação segue a recente venda pela Mitiska REIM de 25 retail parks na Romênia e completa cerca de 500 milhões de euros em desinvestimentos pela Mitiska REIM somente em dezembro, o que é prova da resiliência desta classe de ativos, apesar do ambiente económico vigente».
Já Sylvie Geuten-Carpentier, sócia-gerente da Mitiska REIM, referiu que «estamos muito satisfeitos em formar esta parceria estratégica com o Partners Group e de nos tornarmos o gestor do novo fundo First Retail Partners. A Mitiska REIM continua comprometida com os mercados belga e português e continuamos a ver um forte pipeline de oportunidades de imóveis na Bélgica e em Portugal».