Investimento em imobiliário comercial soma 240 milhões até março

Fotografia de Joshua, Pexels.
Fotografia de Joshua, Pexels.

No primeiro trimestre, investiram-se 240 milhões de euros em imobiliário comercial, apontam os primeiros relatórios Outlook Q1 2023 da Worx Real Estate Consultants. Numa análise sobre o mercado de investimento em imobiliário comercial e sobre o mercado de escritórios em Lisboa, a consultora estima um crescimento da economia portuguesa nos próximos 3 anos, em linha com a média dos últimos 5 anos, 1,9% de acordo com o Banco de Portugal.

Os principais riscos negativos para a atividade incluem o impacto da normalização da política monetária, o aumento das fricções nos mercados financeiros e a escalada do conflito na Ucrânia.

Entre janeiro e março deste ano, destaca-se um portfólio de supermercados no valor de 150 milhões euros. Segundo a Worx, a abordagem apontada para os investidores «de esperar para ver foi confirmada e o levantamento de capital está a diminuir, com impacto expectável no volume de investimento esperado para o final do ano»,

A consultora adianta que o mercado «está a mover-se gradualmente para um mercado mais comprador, com os investidores a precisarem de definir as suas expectativas de retorno a fim de chegarem a um acordo com os vendedores sobre o “teto” de preços, bem como diversificar as suas opções de financiamento para que os negócios sejam concluídos»

Transacionados 19.900 m² de escritórios na Grande Lisboa

Foram transacionados 19.900 metros quadrados de escritórios na Grande Lisboa, até março. Em 2023, espera-se que a absorção de escritórios abrande em 2023 após ter atingido um pico histórico em 2022, mantendo, mesmo assim, «um bom nível de procura acima da média dos últimos 5 anos com base na entrada de novas empresas no mercado e na expansão dos flex offices», antecipa a Worx.

Antecipa-se também que as forças macroeconómicas terão impacto no mercado de escritórios, mas com um desfasamento temporal e um impacto reduzido em comparação com outros setores.

Arranque de 2023 permite-nos olhar para o futuro com otimismo

Pedro Rutkowski, CEO da Worx, esclarece que «o arranque de 2023 permite-nos olhar para o futuro com otimismo, apesar do momento desafiante que atravessamos. O mercado de escritórios continua a mostrar a sua resiliência e a nível do mercado de investimento destacamos que algumas das boas oportunidades estão a surgir nos setores alternativos, como do healthcare e do living, que incluem ativos como hospitais, residências seniores ou residências de estudantes»

O responsável realça também «os Data Centers se destacam entre os setores dos ativos alternativos. Estes são alguns dos segmentos que atualmente se estão a consolidar no mercado nacional, e que se apresentam com bastante potencial de crescimento em 2023, uma vez que são ativos que representam contratos de longa duração e uma rentabilidade estável»