Inovação nos veículos de investimento em debate no dia 23 de maio

O registo já pode ser feito no site da conferência.
O registo já pode ser feito no site da conferência.

A conferência Portuguese Real Estate Investment Vehicles & Financing acontece no dia 23 de maio, no Hotel Pestana Palace, em Lisboa. Este evento tem como objetivo proporcionar aos participantes uma visão detalhada dos diversos veículos de investimento disponíveis no mercado imobiliário, com enfoque nas escolhas mais rentáveis. A manhã será marcada por debates sobre temas essenciais, como o impacto do crescimento económico, a evolução das taxas de juro, o papel dos mercados de capitais e a inovação nos veículos de investimento imobiliário.

A terceira (e última) sessão irá explorar as novas tendências e os veículos de investimento em gestão imobiliária em Portugal, questionando se estes têm sido verdadeiramente inovadores ou apenas a seguir as tendências de outras jurisdições europeias. A sessão também se focará no papel regulador, nomeadamente na crescente relevância dos Fundos de Investimento e do Private Equity nesta área.

O Keynote Speaker será Frederico Arruda, Member of the Board, APFIPP & Partner at Refundos Explorer, que irá partilhar a sua perspetiva sobre a evolução do mercado e os desafios trazidos pelas novas regulamentações.

A mesa-redonda contará com a participação de Carla Mãe, Supervision Director, CMVM, Pedro Coelho, CEO, Square SGFII, Francisco Sottomayor, CEO, NORFIN SGFII, e Sérgio Meireles, Member of Executive Committee, Caixa Gestão Ativos. A moderação estará a cargo de Marisa Larguinho, Partner, Morais Leitão Avogados.

Ricardo Reis, Partner da Deloitte, empresa que patrocina a conferência, salienta que “o evento Investment Vehicles in Real Estate abordará três fatores-chave de importância estrutural para o setor imobiliário - o ambiente macroeconómico, o acesso ao capital e as alternativas de estruturação legal e fiscal. Se o momento em que esta discussão acontecerá não poderia ser mais oportuno, dados os contextos económico e político atuais, junta-se também a diversidade e a eminência de todos participantes". Neste sentido, “será por isso uma oportunidade única para troca de conhecimentos e pontos de vista entre profissionais do setor, que certamente revelarão insights diferenciadores sobre tendências e estratégias de ação ou reação. É com enorme entusiasmo que encaro a oportunidade de participar”.

APFIPPP, parceira institucional da conferência, “representa, através das suas Associadas, um dos principais veículos de investimento no mercado imobiliário nacional, os OIA Imobiliários (SICs e Fundos), com mais de 20 mil milhões de euros, no final de 2024. Como tal, não pode deixar de valorizar esta conferência, onde se debatem os veículos de investimento portugueses e o financiamento do investimento no sector, considerando que estes veículos regulados se posicionam como preferenciais para investimento internacional e nacional, novo e já existente no nosso mercado imobiliário”.

A associação sublinha que “o mercado imobiliário tem demonstrado um grande dinamismo nos últimos anos, mas persiste uma escassez de oferta face à procura crescente, seja no segmento residencial, seja noutros segmentos. É essencial debater e encontrar, em conjunto, as soluções que permitam ultrapassar esta situação. É nessa medida que se considera de extrema relevância e actualidade, a discussão de diferentes formas do investimento no mercado imobiliário nacional, posicionando-se os veículos de investimento regulados, designadamente os OIA Imobiliários, como a forma preferencial”.

Na antecâmara do evento, Manuel Puerta da Costa, Chairman da conferência, sublinha que esta segunda edição “permitirá a todos os participantes encontrar uma grande diversidade de opiniões e informações atualizadas sobre as matérias que a todos deve importar quando estão presentes no mercado português de imobiliário: macroeconomia, veículos e financiamento”.

Organizada pela Iberian Property, a conferência conta com o patrocínio da Cushman & WakefieldDeloitteMorais LeitãoNorfinRefundos Explorer e Square Asset Management. A APAF, a APFIPP e a APPII são os parceiros institucionais da conferência.

O registo já pode ser feito no site da conferência, onde pode também consultar o programa completo!