Hotelaria aguarda 51 novas aberturas este ano

Hotelaria aguarda 51 novas aberturas este ano

De acordo com a associação, só a região Norte deverá ter 18 novos hotéis e 5 remodelações. Lisboa espera 14 novos hotéis. E, na região centro, deverão abrir 6 novas unidades, que se somam a outras 5 no Alentejo e 3 no Algarve. Açores e Madeira deverão ter 3 e 2 novos hotéis, respetivamente. Ainda assim, estes números representam um «abrandamento das intenções» de aberturas, segundo Cristina Siza Vieira, presidente executiva da AHP.

O forte aumento da oferta de camas na região Norte do país é apontado como um dos principais constrangimentos à atividade que os hoteleiros inquiridos pela AHP identificam para 2020. Esta preocupação está relacionada não só com as novas camas em hotel mas também com a expansão do alojamento local.

Conforme cita o DV, noutras regiões do país, os maiores receios dos operadores estão relacionados com o abrandamento da economia europeia, com o Brexit ou com a escassez de recursos humanos.

Mas, de uma forma geral, os hoteleiros acreditam que 2020 continuará a ser um ano de crescimento. Esperam melhoria da receita total em todas as regiões, e segmentos como citybreak ou MICE deverão registar alguns dos melhores comportamentos.

 

24 novas aberturas em 2019 – menos 41 que o previsto

No início de 2019, a AHP contabilizava em pipeline 65 novas aberturas de hotéis no país. Mas no fecho do ano, esse número fixou-se em 24, uma diferença que pode ser explicada com atrasos em licenciamentos, obras ou mesmo desistências do promotor, segundo a AHP.