Grande Lisboa e Greater Porto abrem portas ao investimento no MIPIM

Portugal volta a marcar presença em força no MIPIM.
Fotografia retirada da página oficial do MIPIM.

A maior e mais prestigiada feira imobiliária do mundo arranca esta terça-feira, dia 12, e prolonga-se até sexta-feira, dia 15. Tanto a Grande Lisboa como o Greater Porto renovam a sua presença no MIPIM, o qual terá lugar, como habitualmente, em Cannes, França. O objetivo das duas capitais nacionais permanece inalterado: atrair investimento estrangeiro, apresentando-se perante a elite do mercado imobiliário mundial.

Grande Lisboa apresenta modelos de parceria com privados para habitação acessível

Este ano, a região de Lisboa volta a promover-se no MIPIM num stand conjunto, dinamizado pela InvestLisboa, contando com a participação não só da Câmara Municipal de Lisboa, mas também das câmaras municipais de Vila Franca de Xira e Almada. A autarquia lisboeta vai levar ao certame os seus novos modelos de parceria com privados para a construção de habitação acessível na cidade.

No dia 12 de março, o dia começa com um "reception drink", cortesia da KEO International Consultants, seguido pela receção oficial no Carlton Hotel, que se espera ser um momento importante de networking.

No dia 13 de março, várias apresentações estão agendadas. A primeira, a partir das 10h30 até às 11h, será um olhar detalhado sobre as oportunidades de investimento em Lisboa, conduzido por Joana Almeida, vereadora do urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa.

Logo depois, será a vez de Filipa Roseta, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local da Câmara Municipal de Lisboa, abordar o tema da construção e projetos de desenvolvimento de habitação na cidade.

No período da tarde, pelas 15:00h, Vila Franca de Xira apresentará as suas oportunidades de investimento. Mais tarde, às 16:30h, Joana Almeida destaca os trabalhos que têm sido feitos, em Lisboa, no âmbito da simplificação dos licenciamentos.

Ainda no dia 13, pelas 17h30, realiza-se a sessão “Portugal Conference & Cocktail”, organizada pela Iberian Property e pela APPII, no palco Geo Focus. No dia 14 de março, a atenção volta-se para Almada, com uma apresentação detalhada sobre "Porquê Investir em Almada", marcada para as 15:00h.

Greater Porto apresenta-se como “região do futuro”

A Greater Porto, entidade composta pelos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, marcará presença, uma vez mais, no MIPIM 2024. Com uma agenda repleta de atividades, o programa promete atrair investidores interessados na região. O Palácio -1, stand K51, será o ponto de encontro para aqueles que desejam conhecer mais sobre as oportunidades de investimento nestes três municípios.

Ao longo dos três dias, no stand do Greater Porto, as atividades iniciam-se com um pequeno-almoço empresarial, das 9h30 às 11h00. Seguidamente, entre as 11h00 e as 16h30, serão apresentados showcases do ecossistema do Grande Porto, com palestras de destaque e oportunidades de investimento. Paralelamente, das 12h às 19h, no Corner Taylor´s, pretende-se fomentar a ação, vislumbrando o futuro.

Os momentos de networking continuam durante o almoço, das 12h30 às 14h30, sendo uma oportunidade única para degustar a gastronomia portuguesa enquanto se estabelecem novas conexões. No dia 14 de março, o Chefe Vasco Coelho Santos, com estrela Michelin, será o responsável pelo almoço, das 12h30 às 14h30.

No primeiro dia do evento, destaca-se o Cocktail Barcelona Catalunha e Greater Porto, das 17h00 às 19h00, um evento de networking que visa estabelecer pontes para um futuro promissor. No dia 13 de março, está prevista a visita oficial dos delegados do MIPIM ao stand do Greater Porto, às 15h45.

A 14 de março, merece ainda destaque a conferência "Como colocar a sustentabilidade no centro do desenvolvimento da cidade?", das 11h15 às 12h15, na sala Verrière Grand Audi.