DoveVivo compra Altido e cria “maior plataforma de gestão de alojamento da Europa”

DoveVivo compra Altido e cria “maior plataforma de gestão de alojamento da Europa”

A empresa de coliving DoveVivo anunciou a aquisição da Altido, especializada em alojamento local, uma operação que vai criar a «maior plataforma de gestão de alojamento residencial da Europa», com mais de 12.000 camas e 2.500 imóveis em 6 países europeus (Portugal, Itália, Espanha, França, Inglaterra e Escócia).

O negócio «culmina o trabalho árduo de muitos meses e um próximo passo importante na missão da Altido de se tornar na empresa líder de alojamento local na Europa», comenta em comunicado o CIO da Altido, Gonçalo Ribeiro.

«Foi um prazer trabalhar com a equipe DoveVivo neste projeto e com a sua experiência, suporte e investimento, estamos confiantes de que veremos um forte crescimento em 2022 e nos próximos anos». Destaca que «nasce assim a maior plataforma de gestão a operar no mercado residencial na Europa». E está convicto de que «com a combinação das nossas experiências e know-how podemos oferecer uma solução de gestão única e 360º aos nossos proprietários e investidores institucionais, apostando assim num novo conceito de “living”. Estou muito orgulhoso que a empresa tenha um forte ADN português, sendo Portugal um mercado estratégico para nós, no qual vamos continuar a expandir operações e mercados, com forte crescimento e investimento».

Segundo o responsável, «o nosso objetivo é continuar a consolidação do mercado português, através da nossa estratégia de M&A, onde pretendemos duplicar o número de unidades que temos atualmente até ao final do ano».

Por seu turno, Valerio Fonseca, fundador e CEO da DoveVivo, afirma: «estamos muito orgulhosos desta operação estratégica onde ambas as equipas, DoveVivo e Altido, acreditaram e trabalharam arduamente em 2021. A combinação de fortes experiências e know-how muito complementares na área habitacional nos permitirá ser o player de referência para apoiar a gestão do produto residencial e os enormes investimentos previstos neste setor».

Neste negócio, a DoveVivo foi acompanhada pela Lazard como Financial Advisor, pela Linklaters na função de Legal Advisor, Wepartner na função de Strategic Advisor; Alberto Picariello na função de Tax Advisor e Gattai, Minoli, Partners como Assessora Jurídica.

A Altido foi aconselhada na transação pela PwC como consultora de Finanças Corporativas, pela AES & CRCCDLEX como Consultora Jurídica e pela James Cowper Kreston & Brera Tax Advisors como Consultora Fiscal.

Altido group photo 3.jpg

A DV Holding SPA continua a ser o principal acionista da DoveVivo. A operação segue a recente entrada do fundo americano Starwood Capital Gorup no capital da DoveVivo, juntando-se à Tikehau Capital, que entrou no grupo em 2019.

A DoveVivo tem atualmente mais de 10.000 quartos em Itália, Espanha e França, e 10 anos de experiência no mercado do coliving de médio e longo prazo, essencialmente destinado a estudantes e jovens trabalhadores.

Já a Altido, criada em 2019 a partir da fusão de 4 empresas de gestão de propriedades em Portugal, Itália, Inglaterra e Escócia, tem hoje mais de 1.000 imóveis sob gestão, e 700 camas em hotéis pop-up em mais de 20 cidades europeias.