Bain Capital e Conren Tramway têm €600 milhões para investir em logística

Logistica Valencia
Projeto logístico, Valência

A notícia foi avançada em primeira mão à Vida Imobiliária pelos responsáveis da joint-venture, que tem um fundo de mais de 600 milhões de euros para investir em imobiliário logístico em Portugal e Espanha. O foco será criar um portfólio de ativos classe A e em conformidade com os mais elevados padrões ESG, o que poderá passar quer pela aquisição de imóveis existentes quer pelo desenvolvimento de novos projetos de raiz.

«Em Espanha, a joint-venture irá centrar-se em polos logísticos consolidados e em crescimento a nível nacional, incluindo Madrid, Catalunha, Valência e a região sul do país. Em Portugal, o foco incidirá nos polos de Lisboa e Porto», refere aquela fonte.

A qualidade dos ativos é outro dos focos deste investimento, que irá ser direcionado para a criação de ativos de classe A capazes de dar resposta «a todo o tipo de requisitos dos operadores, incluindo bib-box, cross-socking, armazenamento refrigerados e last mile». Além disso, todos os ativos deverão satisfazer «os mais elevados padrões de ESG, incluindo sempre que se justifique, painéis fotovoltaicos, estações de carregamento de veículos elétricos, materiais de construção sustentáveis e fachadas, coberturas e pavimentos inovadores», acrescentam ainda os responsáveis.

Estrategicamente, esta parceria é encarada pela Bain Capital como a solução para estender a sua presença ao setor logístico ibérico. Do lado da Conren Tramway, o objetivo é consolidar a sua divisão logística. Assim, explicam os responsáveis, «para conceber e repor ativos, a joint-venture irá aplicar os princípios de conceção da Conren Tramway e beneficiar da experiência global da Bain Capital em investimento em logística».

Valência é o primeiro alvo do investimento

Com isto em vista, a joint-venture está prestes a fechar o seu primeiro negócio, garantindo a aquisição de um terreno com 132.000 m² em Lorigilla, junto à cidade espanhola de Valência, onde irá desenvolver um projeto com uma área bruta locável de 92.000 m², e que respeita os mais exigentes padrões de ESG.

Implementado numa zona onde a oferta disponível é atualmente muito limitada, este projeto está situado junto ao nó de ligação das autoestradas A3 e A7, considerada um eixo logístico estratégico devido à facilidade de acesso ao porto de carga de Valência e à facilidade de ligação ao resto do país.

Bain Capital é o parceiro financeiro

A Bain Capital atua nesta parceria como principal acionista e parceiro financeiro, contando «com um amplo historial de parcerias com investidores locais e gestores a nível global, para capitalizar oportunidades de investimento em setores com bases sólidas e potencial de crescimento». Nos últimos anos já desenvolveu uma plataforma logística com aproximadamente 400.000 m² distribuídos pela Polónia e Itália, centrada no desenvolvimento de raiz de micro-localizações muito procuradas e de locais nas proximidades dos principais corredores logísticos.

«É com grande alegria que lançamos esta nova joint-venture, dado que estamos a expandir os nossos serviços de logística pelo Sul da Europa, nomeadamente, Espanha e Portugal. Temos uma trajetória firme na criação de plataformas logísticas em mercados com bases sólidas, tendo desenvolvido cerca de 400.000 m² em Itália e na Polónia numa parceira com dois parceiros de primeiro nível. A nossa experiência em investimento global é complementada pela Conren Tramway, que conta com uma firme trajetória de investimento e desenvolvimento na Península Ibérica. E, por isso, ansiamos poder começar a trabalhar com eles neste projeto», afirma Rafael Coste Campos, diretor-geral da Bain Capital.

Um nome bem conhecido no mercado de investimento e promoção imobiliária espanhol, a Coren Tramway conta com uma vasta experiência no desenvolvimento de produtos imobiliários à medida para os seus clientes. A empresa já atua no setor logístico através da sua divisão CT Logistics, liderada por José María Gutiérrez e Juan Manuel Esteban.

«Após termos investido mais de 1.300 milhões de euros e criado uma organização de 50 pessoas com escritórios em Madrid e Barcelona, hoje gerimos todas as funções da cadeia de valor imobiliário, incluindo aquisições, planeamento urbano, desenvolvimento e gestão de ativos e arrendamentos, e destacamo-nos pela capacidade de satisfazer as necessidades dos nossos clientes através da inovação na conceção de produtos. Estamos bem posicionados para expandir e diversificar o seu programa de investimento, impulsionando os seus valores e processos, e o mercado da logística apresenta uma boa oportunidade para empregarmos as nossas capacidades enquanto investidores, promotores e gestores com um compromisso a longo prazo. Para isso, a Coren Tramway, que invariavelmente investe em parceria com capital primário de investidores privados e públicos, encontrou o parceiro ideal na Bain Capital.», remata Paco Hugas, Co-CEO da Coren Tramway.