Aggregate Holdings vende VIC Properties por mais de 670 milhões

A transação vai proporcionar à VIC Properties uma estrutura financeira reforçada e mais flexível.
A transação vai proporcionar à VIC Properties uma estrutura financeira reforçada e mais flexível.

A Aggregate Holdings, acionista da VIC Properties, acabou de anunciar que chegou a um acordo para vender 100% das ações da empresa. A transação atinge um enterprise value superior a 670 milhões de euros, de acordo com comunicado enviado. A empresa foi vendida a um grupo liderado por diversos investidores institucionais e pela atual equipa de gestão da VIC.

Os novos investidores, liderados pela AlbaCore Capital Group, Mudrick Capital Management, L.P. e a Owl Creek Asset Management, L.P., revelam o seu «compromisso de longo prazo» para com o mercado residencial português e dão provas da sua confiança na atual equipa de gestão para liderar a VIC, nesta que será uma nova fase de crescimento.

Esta transação, após a sua conclusão, proporcionará à VIC Properties uma estrutura financeira significativamente reforçada e mais flexível. A VIC, que é uma das maiores promotoras imobiliárias no país, receberá um significativo reforço de capital, cujos termos e valor ainda estão por acordar, de forma a acelerar o desenvolvimento dos seus três grandes projetos residenciais em Portugal: contemplam o Prata Riverside Village e a Matinha, ambos situados na zona ribeirinha de Lisboa, e o Pinheirinho, localizado entre a Comporta e Melides.

«Os novos acionistas da VIC Properties, e a sua equipa de gestão, liderada pelo CEO João Cabaça, continuarão a trabalhar em estreita articulação com todos os stakeholders relevantes, de forma a prosseguirem com a promoção e desenvolvimento dos seus atuais e futuros projetos residenciais, um compromisso claro na resposta à necessidade premente de novas habitações em Portugal», lê-se em comunicado.

João Cabaça, CEO da VIC Properties, assinala que a VIC Properties arranca hoje «um novo e excitante capítulo». O responsável reafirma que «juntamente com os nossos novos parceiros, e beneficiando de uma estrutura de capital reforçada, estamos altamente entusiasmados por podermos investir no desenvolvimento contínuo de alguns dos mais proeminentes projetos residenciais do País, proporcionando habitação de alta qualidade, sustentável e moderna, que tanta falta faz a quem vive em Portugal».

Para Jason Mudrick, Fundador e Chief Investment Officer da Mudrick Capital Management, L.P., «esta transação vai permitir à VIC Properties acelerar as suas ambições estratégicas, alavancando-se nos fortes alicerces já existentes. A Aggregate e a equipa de gestão da VIC fizeram um trabalho notável na criação e desenvolvimento da empresa a partir do zero, o que nos deixa bastante entusiasmados em trabalhar com a VIC nesta nova etapa, apoiando-a na promoção dos seus emblemáticos projetos residenciais, contribuindo assim para novas soluções de habitação em Portugal».

A transação está sujeita às condições habituais para uma operação desta natureza, e espera-se que seja concluída durante o segundo trimestre de 2023.