Olicargo arrenda complexo logístico de 17 milhões da Aquila Capital

Olicargo arrenda complexo logístico de 17 milhões da Aquila Capital
Fotografia de senivpetro, Freepik.

A Olicargo, operadora logística sediada na Trofa, arrendou por 20 anos o complexo logístico Gandra North Green Logistics Park, localizado em em Gandra, na área do Grande Porto. Desenvolvido pela Green Logistics, unidade de negócios de logística do Aquila Group, o parque logístico de última geração, com uma área de 16.570 metros quadrados, foi entregue recentemente à Olicargo.

Este projeto, que marca a primeira incursão da Green Logistics na região norte de Portugal, reforça o seu compromisso com a construção de infraestruturas sustentáveis. Embora o valor do investimento não tenha sido oficialmente revelado, em maio de 2023, a empresa revelou à Vida Imobiliária um valor próximo dos 17 milhões de euros.

O Gandra North Green Logistics Park, localizado num terreno de 40.000 metros quadrados em Paredes, beneficia de uma localização logística privilegiada, com excelentes ligações ao Porto (25 km), ao Aeroporto do Porto (26km) e ao Porto de Leixões (29 km). O acesso à A41 fica a apenas 650 metros, proporcionando fácil acesso às principais vias, incluindo a A1 para Lisboa e a A3 para a Galiza.

Jens Höper, Team Head Investment Management Logistics do Aquila Group, comenta que «estamos entusiasmados por anunciar a entrega bem sucedida do nosso armazém de última geração ao nosso estimado inquilino. Esta instalação exemplifica o nosso compromisso em oferecer soluções logísticas de alta qualidade, adaptadas para atender às exigências das cadeias de abastecimento modernas. Com tecnologia de ponta e design sustentável, este armazém está preparado para aumentar a eficiência operacional e apoiar os objetivos de crescimento do nosso inquilino».

O Gandra North Green Logistics Park foi construído seguindo os critérios mais exigentes de eficiência e sustentabilidade e espera-se que seja galardoado com a certificação BREAM Very Good. Isto reflete particularmente o compromisso da Green Logistics com a eficiência energética, o uso sustentável da água e a gestão de resíduos. A infraestrutura inclui uma bacia de retenção de água, pavimento permeável para facilitar a infiltração natural de água e infraestruturas que promovem o transporte sustentável, incluindo estações de carregamento para veículos elétricos e estacionamento para bicicletas.

Sara Ribeiro, Senior Development Manager do Aquila Group, afirma que «com a entrega bemsucedida de mais um projeto em Portugal, fortalecemos a nossa posição como referência na área da logística sustentável. Este parque logístico, o primeiro da Green Logistics by Aquila Group no norte do país, reafirma o nosso compromisso em entregar edifícios sustentáveis, eficientes e de alta qualidade. Parques como este permitem-nos apoiar os nossos clientes na otimização das suas operações, enquanto atingem os seus objetivos sociais e ambientais».

Após a conclusão da sua construção, este ativo logístico foi vendido ao Aquila Capital Southern European Logistics Fund (ACSEL) da Aquila Capital, em setembro de 2024. A RPE, uma consultora de mercados de capitais imobiliários com foco no sul da Europa, atuou como consultora nesta transação.