Boas perspetivas para o fim de ano antecipam “melhor ano de sempre” no Algarve

Boas perspetivas para o fim de ano antecipam “melhor ano de sempre” no Algarve

A Região de Turismo do Algarve tem altas expetativas para a época das festas, esperando uma ocupação «muito boa» que deverá acompanhar a tendência positiva registada pelo turismo na região ao longo deste ano, e que pode bater a fasquia dos 20 milhões de dormidas.

Quem o diz é o presidente da RTA, André Gomes, em declarações à Lusa: «dentro daquilo que são reservas já efetuadas, mas também a expectativa de reservas de última hora, a perspetiva é muito boa».

«Estamos perto de chegar à fasquia dos 20 milhões de dormidas e eu estou em crer que, até final do ano, vamos atingir esse número, fazendo deste o melhor ano de sempre em termos turísticos na região»

Ainda sem dados rigorosos sobre reservas para o final do ano, o responsável afirma que a expetativa para o réveillon é «muito positiva», com base no feedback recolhido junto das associações do setor e de alguns operadores, e também com a boa afluência do mercado português no primeiro feriado de dezembro. «Alguns agentes disseram que trabalharam muito bem este período de final de ano. Na semana passada, estive com um ou dois hoteleiros e um deles, por exemplo, dizia-me que estava completamente cheio já para o fim de ano». Ainda assim, o mercado está muito sujeito a marcações de última hora, especialmente no que toca o mercado nacional.

Mas o Algarve está a registar um «crescimento muito grande» dos mercados norte-americano, italiano e francês, que se deverá refletir também durante as festas. Portimão e Albufeira são os destinos mais procurados, «com aldeias de Natal, animação para crianças e várias outras iniciativas», cita o Observador.

Por tudo isto, André Gomes espera que a ocupação dos hotéis do Algarve cresça na passagem de ano, face ao ano passado, acompanhando o crescimento que já se vem verificando até outubro, um período em que o número de hóspedes no Algarve subiu 7,2%, as dormidas 6,1% e os proveitos globais 11%.

André Gomes conclui que «estamos perto de chegar à fasquia dos 20 milhões de dormidas e eu estou em crer que, até final do ano, vamos atingir esse número, fazendo deste o melhor ano de sempre em termos turísticos na região».