Conforme as projeções realizadas pela Confidencial Imobiliário, a partir das transações reportadas à base de dados SIR-Sistema de Informação Residencial, terão sido vendidas 31.800 casas em Portugal Continental no 3º trimestre do ano.
Este volume coloca os níveis de procura em valores quase idênticos aos do trimestre anterior, quando se apurou a venda de 32.500 casas. Apesar de a atividade traduzir uma variação trimestral ainda negativa (-2,1%), este é o segundo trimestre consecutivo em que a quebra nas transações é marginal (-1,8% no 2º trimestre), travando face às reduções mais expressivas observadas entre o 3º trimestre de 2022 e o 1º trimestre deste ano.
Nesse período, as vendas residenciais registaram descidas trimestrais de 4% a 9%, o que levou a que, no início deste ano, o mercado residencial estivesse a transacionar em níveis 24% abaixo do 4º trimestre de 2021, quando se atingiu o recorde trimestral de 43.500 unidades vendidas
Entre julho e setembro, as casas foram vendidas por um preço médio de 2.239€/m² em Portugal, o que traduz um valor médio por fogo transacionado de 232.395 euros.
Recorde-se que os preços de venda da habitação no país mantêm a trajetória de subida, registando no 3º trimestre uma variação trimestral de 3,7% e homóloga de 13,6%, conforme os dados do Índice de Preços Residenciais.