Taxa de juro no crédito da casa recuou para 4,23% em outubro

Taxa de juro no crédito da casa recuou para 4,23% em outubro

A taxa de juro média dos novos empréstimos à habitação diminuiu ligeiramente, de 4,25% em setembro para 4,23% em outubro. Estes são os dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal para outubro, mês em que o Banco Central Europeu (BCE) travou a subida dos juros após dez aumentos seguidos.

A taxa de juro média dos novos empréstimos para outros fins também diminuiu em outubro, para 5,33%. Nos novos empréstimos para consumo, subiu de 8,97% para 9,18%. No mês em análise, os novos empréstimos à habitação com taxa mista representaram 64% do total de novos empréstimos à habitação.

Empresas

Em outubro, o montante de novos empréstimos concedidos pelos bancos às empresas foi de 1550 milhões de euros, menos 59 milhões do que no mês anterior. Esta queda foi justificada pela diminuição de novos empréstimos acima de 1 milhão de euros, no valor de 77 milhões de euros (de 713 milhões para 636 milhões).

Em contrapartida, os novos empréstimos até 1 milhão de euros aumentaram 18 milhões de euros, fixando-se em 914 milhões de euros. A taxa de juro média dos novos empréstimos às empresas aumentou de 5,81% em setembro para 5,89% em outubro.