Subida dos preços das casas no Porto desacelera para 13,7% no 1º trimestre

Porto.
Fotografia de Alexandre Peregrino, Pexels.

Apesar do aumento homólogo de 13,7% nos preços de venda das casas no Porto, nos três primeiros meses do ano, esta subida desacelerou 3,2 pontos percentuais face à variação homóloga de 16,9% observada no último trimestre de 2022. São os resultados do Índice de Preços Residenciais, da Confidencial Imobiliário, para o primeiro trimestre de 2023.

Em termos trimestrais, os preços aumentaram 1,1% no 1º trimestre deste ano, a variação em cadeia mais baixa em dois anos. Apesar de manter um ritmo de subida superior ao de Lisboa, concelho onde a variação homóloga no 1º trimestre de 2023 foi de 7,7%, o Porto contraria a tendência observada quer na capital quer a nível nacional, onde este período inicial de 2023 inverteu a trajetória de desaceleração da última metade do ano passado.

Porto com a subida de preços menos expressiva na AMP

De acordo com os dados da Confidencial Imobiliário, no contexto da Área Metropolitana, o Porto, assim como Lisboa, registou a menor valorização da respetiva região, onde todos os outros mercados registaram aumentos homólogos superiores a 17% no trimestre em análise.

Gaia lidera o aumento de preços na Área Metropolitana do Porto, com uma variação homóloga de 26,2%. O Índice de Preços Residenciais destaca ainda Matosinhos e Póvoa de Varzim, ambos com incrementos de 24,8% face ao mesmo trimestre de 2022.

Em termos dos preços médios de venda, o Porto transacionou no 1º trimestre a 2.804€/m², acima da média dos anos pré-Covid, mas não confirmando os patamares de mais de 3.000€/m² registados ao longo de quase todo o ano passado, de acordo com os dados do SIR-Sistema de Informação Residencial.