Subida dos preços das casas esmorece em maio, após meses de forte aceleração

Subida dos preços das casas esmorece em maio, após meses de forte aceleração
Fotografia de Freepik.

Os preços de vendas das habitações em registaram uma variação de 0,2% em maio face ao mês anterior, interrompendo o ciclo de fortes subidas mensais observado desde o início do ano, conforme os dados resultantes do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário. Nos primeiros quatro meses deste ano, as variações mensais dos preços situaram-se entre 1,4% e 2,7%.

Fica ainda por confirmar se o comportamento de estabilização dos preços apurado em maio sinaliza uma nova tendência ou se será um momento isolado, o facto é que a variação mensal de abril (de +1,4%) já apresentou um arrefecimento face ao registo de março (+2,7%). Em virtude deste comportamento, a taxa de variação homóloga perdeu 0,7 pontos percentuais, passando de 15,8% em abril para 15,1% em maio.

Recorde-se que o corrente ano tem sido marcado por uma forte intensificação da valorização, consolidando a tendência sentida desde agosto anterior, quando o crescimento mensal dos preços começou a acelerar. O impacto sobre o comportamento de longo-prazo dos preços foi óbvio, com a variação homóloga a duplicar de 7,5% em julho de 2024 para 15,8% neste último abril.

Num mercado que continua muito afetado pela contenção da oferta, o crescimento mais rápido dos preços nos últimos meses refletiu, sobretudo, a retoma da procura e a sua posterior sustentação em níveis máximos dos últimos dois anos. De facto, apesar da melhoria das condições macroeconómicas na primeira metade de 2024, a recuperação das vendas residenciais só viria a acelerar na segunda metade desse ano, o que significou superar as 43.000 unidades vendidas no 4º trimestre de 2024, levando a que a trajetória de crescimento dos preços fosse cada vez mais vincada.

O presente ano tem consolidado esta dinâmica da procura, com 40.800 habitações vendidas no 1º trimestre e os dados mais recentes a apontarem para 41.040 transações realizadas no acumulado de março a maio, conforme as projeções realizadas a partir do SIR -Sistema de Informação Residencial. Os últimos dados do SIR mostram que as vendas de habitação em Portugal Continental se fizeram por um preço médio de 2.689 euros por metro quadrado no período compreendido entre março e maio de 2025.