Os profissionais do setor do alojamento local vão realizar uma ação de mobilização nacional, esta sexta-feira, no dia em que o Parlamento irá debater o Programa Mais habitação. A manifestação será apoiada pela Associação do Alojamento Local (ALEP).
Esta iniciativa tem como objetivo destacar o impacto que as medidas propostas pelo Governo terão nas vidas destes trabalhadores, na economia e no turismo do país. De acordo com comunicado da ALEP, os profissionais «vêm assim demonstrar a sua preocupação e descontentamento com as medidas com grande impacto no alojamento local propostas pelo executivo no Programa + Habitação, e para evidenciar a sua luta, centenas de pessoas, de todo o país, deslocam-se para uma ação de sensibilização à porta do Parlamento».
Com esta mobilização nacional, pretende-se sensibilizar e conscientizar sobre as consequências devastadoras das medidas anunciadas pelo Governo, no âmbito do pacote da habitação. No decorrer da iniciativa, o setor do alojamento local entregará uma Petição, com vista a «alertar os grupos parlamentares e o governo para a ameaça que esta proposta de alteração legislativa e fiscal representa para o setor, uma preocupação do AL e dos profissionais das atividades conexas que dele dependem, uma vez que estas medidas afetam também a economia local».
Segundo o setor, «a divulgação da Proposta de Lei n.º 71/XV/1.º, apresentada pelo Governo na Assembleia da República, acentua ainda mais a preocupação e a necessidade de se encontrar soluções equilibradas que protejam a habitação, mas não destruam um setor tão importante para o Turismo e a Economia Local».