As rendas habitacionais em Portugal registaram um aumento de 7,18% em setembro deste ano, segundo os dados divulgados esta quinta-feira, 10 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). Este crescimento surge num contexto em que os valores das rendas já se encontram em níveis historicamente altos, mesmo após algumas quedas ligeiras no início do ano.
De acordo com o INE, todas as regiões do país apresentaram variações homólogas positivas nas rendas de habitação, com a Madeira a registar o aumento mais significativo, de 7,7%.
Em relação ao mês anterior, o valor médio das rendas habitacionais subiu 0,4%, mantendo o mesmo ritmo de variação registado em agosto. As regiões com a variação mensal mais elevada foram o Centro e os Açores, com um crescimento de 0,5%, não se tendo verificado qualquer redução em nenhuma região do país, detalha o relatório.
Recorde-se que, em 2025, os senhorios poderão atualizar as rendas atualmente em vigor num máximo de 2,16%, tendo em conta os dados da inflação que foram apurados no mês de agosto.